Airbus realiza primeiro voo de helicóptero com combustível de aviação 100% sustentável
Créditos: Divulgação/Airbus

Airbus realiza primeiro voo de helicóptero com combustível de aviação 100% sustentável

Helicóptero Airbus H225 utilizou combustível feito de óleo de cozinha usado

Um Airbus H225 realizou o primeiro voo de helicóptero com combustível de aviação 100% sustentável (Sustainable Aviation Fuel, em inglês, SAF). O helicóptero de "grande porte" (não que exista esse termo para aeronaves da asas rotativas) utilizou um dos motores Safran Makila 2. O voo, que ocorreu na sede da Airbus em Marignane, França, marca o início de uma campanha de voo com o objetivo de avaliar o impacto do SAF não misturado nos sistemas de helicópteros, com o objetivo de certificar o uso de misturas deste tipo que ultrapassam o limite atual de 50%.

21/09/2021 às 20:00
Notícia

Combustível do futuro: jato faz voo comercial abastecido com ...

Aeronave emitiu 62% menos dióxido de carbono se comparado com voos normais

"Embora todos os helicópteros Airbus sejam certificados para voar com uma mistura de até 50% do SAF combinado com querosene, a ambição da nossa empresa é ter seus helicópteros certificados para voar com 100% deste combustível dentro de uma década. O voo de hoje é um primeiro passo importante em direção a esse objetivo", explicou Stefan Thome, Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Diretor Técnico da Airbus Helicopters.

A campanha de voo, que segue testes anteriores de SAF não combinados, realizados pela Safran Helicopter Engines em sua fábrica em Bordes, França, proporcionará uma compreensão mais aprofundada dos desafios técnicos associados ao uso integral de SAF nos motores. O helicóptero de teste H225 voou com um combustível não misturado derivado de óleo de cozinha usado, fornecido pela TotalEnergies, que oferece uma redução líquida de 90% de CO2 em comparação com o combustível de aviação normal.

"O SAF é um pilar importante da estratégia de descarbonização da Airbus Helicopters porque fornece redução imediata de CO2 sem impacto negativo no desempenho do helicóptero", acrescentou Thome. "Agradeço aos nossos parceiros Safran Helicopter Engines e TotalEnergies por sua importante colaboração para tornar o voo de hoje uma realidade. Uma maior cooperação entre todas as partes interessadas da indústria é essencial para superar os desafios associados à ampla implementação de SAF e para fazer um progresso real na redução das emissões de CO2 da indústria da aviação."

Para impulsionar a implantação de biocombustíveis, a Airbus Helicopters lançou um Grupo de Usuários SAF dedicado à comunidade de asas rotativas. A empresa também começou a usar SAF para treinamento e voos de teste em suas unidades na França e na Alemanha.

Airbus H225: um gigante das asas rotativa

Continua após a publicidade

29/04/2021 às 10:40
Notícia

Aviões sem pilotos? Luminar traz seu sistema LiDAR para aeron...

A tecnologia é usada até o momento apenas para carros autônomos

O modelo utilizado no teste é um helicóptero de longo alcance e com capacidade para até 19 passageiros na versão civil e 28 na versão militar. O H225 pode voar por até 4h05 ou 5h36 com os tanques extras, que são instalados (externamente) logo atrás da cabine dos pilotos. Devido ao seu tamanho e alcance, é mais conhecido por uso civil em operações de resgate e transporte de passageiros em plataformas petrolíferas. A Airbus também vende uma versão executiva do helicóptero, com 11 assentos e cozinha. Este modelo é mais utilizado por chefes de Estado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Airbus
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.