Samsung começou a produção em massa de peças para o Galaxy S22
Empresa está focada primeiro na fabricação da variante Ultra para os Estados Unidos
Depois de enfrentar alguns problemas na sua linha de chipsets, a Samsung parece estar pronta para dar a volta por cima. De acordo com resultados de testes publicados pelo usuário FrontTron no Twitter, nesta terça-feira (09), o novo SoC Exynos 2200 será capaz de superar a geração anterior em até 34%.
Apesar de não ter especificado exatamente qual o software utilizado para a medição, FrontTron afirma que os resultados partiram de um “Benchmark oficial”.
Em relação ao Samsung Exynos 2100, o chip Exynos 2200 teria um desempenho sustentado de GPU entre 17 e 20% superior. Já a performance de pico ficaria entre 31 e 34% mais potente. O relato ainda afirma que a diferença de desempenho em benchmarks como o 3D Mark (no cenário Wild Life) é “grande” em comparação ao principal rival, o chip Qualcomm Snapdragon 888.
AMD e Samsung: parceria de sucesso?
Esse salto em desempenho gráfico pode ser atribuído à GPU inédita, desenvolvida em parceria com a AMD. Baseada na microarquitetura RDNA 2, ela promete trazer para o mundo dos smartphones diversas das tecnologias que antes eram exclusivas aos PCs, a exemplo do ray-tracing.
Vale lembrar que um benchmark anterior já havia dado pistas sobre as capacidades de processamento do Exynos 2200. Ainda assim, em ambos os vazamentos, os responsáveis afirmaram que trata-se de uma versão prévia do chip, o que significa que os números de desempenho finais podem ser ainda mais altos.
Não é à toa que a Samsung deve utilizar o Exynos 2200 em seu novo smartphone top de linha, o Galaxy S22. Alguns rumores também sugerem a possibilidade de a fabricante sul-coreana utilizar o chip na nova série de notebooks Galaxy Book. A produção em massa das peças já foi iniciada pela empresa.
Saberemos exatamente quais os planos da Samsung no dia 19 de novembro, data em que ela apresentará o chip oficialmente ao mundo, por meio de um evento ao vivo.
A corrida está apenas começando
Apesar do resultado bastante promissor do novo Samsung Exynos 2200, é importante lembrar que a Qualcomm também está prestes a anunciar a sua nova geração de processadores mobile. A empresa marcou o Snapdragon Tech Summit para 30 de novembro, data em que deve revelar o novo Snapdragon 898.
Independentemente de qual dos chipsets trará o maior desempenho bruto, será importante avaliar ainda uma série de outros fatores, como por exemplo o consumo de energia e o equilíbrio de temperaturas.
A pergunta que fica agora é: será que a Samsung vai revelar o Galaxy S22 mais cedo, ou o evento trará apenas detalhes do novo chipset? Nós do Mundo Conectado estaremos ligados para trazer todas as novidades em primeira mão!
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Twitter/@FrontTron