Efeito TikTok: estudo mostra que nova geração não ouve músicas com mais de 3 minutos
Créditos: Reprodução

Efeito TikTok: estudo mostra que nova geração não ouve músicas com mais de 3 minutos

Fenômeno tem até nome: audição ansiosa

Imagine um show que um artista abra com Stairway to Heaven, em seguida toque November Rain e Faroeste Cabloco. Pronto! Temos aí o tempo de um show em apenas três músicas. Mas para a nova geração, principalmente os mais ligados ao TikTok, só a primeira música já valeria por um Lollapalooza ou Rock in Rio inteiro. De acordo com as plataformas de streaming de música Spotify, Deezer e Amazon Music, a Gen Z acha músicas com mais de 3 minutos já são longas demais.

05/11/2021 às 18:00
Notícia

Alexa permite transferência de músicas entre dispositivos por...

Amazon incluiu essa e outras novidades na última atualização da assistente

Não que as músicas de antigamente eram melhores, mas o impacto da chamada "audição ansiosa" está alterando a forma como as músicas são feitas: as músicas de agora tem, em média, 2 minutos e 30 segundos de duração. Quem gosta de música maior, quem quer apreciar uma composição mais trabalhada, não será (na maioria) atendido pela nova geração de artistas. 

Lulu Santos, em entrevista ao Estadão, revelou que precisou cortar o tempo da sua música Inocente, mas gostou do resultado. Enquanto Caetano Veloso lembra que veio de uma geração que poderia fazer música para o tempo que precisasse. Mas vamos lembrar: a música, como "universo" passa por fases, principalmente quando a tecnologia evolui. Rolling Stones no seu álbum de estreia (England's Newest Hitmakers, 1964) teve duas músicas passando a marca de 3 minutos, sendo a mais longa Tell Me (4:05 minutos). Ainda na mesma banda, o álbum Tattoo You, de 1981, teve somente uma música abaixo de 3 minutos. E claro, a chegada do CD e depois streaming permitiu que artistas conseguissem por mais tempo nas músicas sem alterar o número de faixas. Tattoo You conta com 11 faixas, enquanto Led Zeppelin IV, no qual está Stairway to Heaven (8:02) possui 8 faixas. 

01/11/2021 às 18:18
Notícia

Beats lança fones de ouvido sem fio Beats Fit Pro por US$ 200...

Fones utilizam chip Apple H1 e trazem recursos como cancelamento ativo de ruídos, áudio espacial e he...

A diminuição do tempo das músicas tem, obviamente, um efeito comercial. Músicas são feitas para hitar (todo mundo paga conta), mas não necessariamente o foco excessivamente comercial impactará na qualidade das composições. Free Bird tem 9 minutos, mas apenas metade desse tempo é letrado. Um dos hits de 2021, Batom de Cereja tem 2:75 mas repete excessivamente o refrão (chiclete). Happier Than Ever, da Billie Eilish, está no topo das paradas e com 4:58. Artistas podem fazer uma música curta hoje para garantir o público de música longa amanhã. Artistas continuarão produzindo pensando no seu público e tem música para todos os gostos. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Estado de S. Paulo
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.