WhatsApp começa a testar recurso de comunidades no mensageiro
Créditos: Pexels/Anton

WhatsApp começa a testar recurso de comunidades no mensageiro

Como alternativa aos grupos, as comunidades parecem ter mais recursos de moderação e canais específicos

08/11/2021 às 17:13
Notícia

Mais usuários recebem recurso do WhatsApp que dispensa celula...

Recurso está sendo disponibilizado aos poucos para os usuários

Como vimos em outubro deste ano, o WhatsApp vem trabalhando em uma nova função para o aplicativo de mensagens instantâneas, chamada de “Comunidades”. Exposto pela primeira vez no código da versão Beta, o recurso surgiu em forma de imagens neste sábado (06). 

Nas capturas de tela, compartilhadas pelo site WABetaInfo, é possível perceber alguns detalhes do funcionamento das Comunidades do WhatsApp.

As Comunidades parecem ser salas dentro do aplicativo, para que pessoas com interesses comuns se reúnam. Elas não devem substituir os tradicionais grupos, que continuarão em funcionamento. 

Comunidades do WhatsApp

Como funcionam as Comunidades do WhatsApp?

Pela captura de tela acima, percebe-se que as pessoas poderão criar suas próprias comunidades e convidar quem elas quiserem. Muita gente especulou que as Comunidades seriam um passo em direção a recursos mais parecidos com os vistos em redes sociais, como o próprio Facebook. 

No entanto, o chat das comunidades permanece privado e protegido por criptografia de ponta-a-ponta, como destacou o WABetaInfo. Ainda de acordo com a captura de tela, será possível convidar os contatos a participarem das comunidades de diferentes maneiras. 

Convidar para comunidade

Continua após a publicidade

Diferenças sutis entre Grupos e Comunidades

Pelas capturas compartilhadas, a imagem de perfil das comunidades parece ser mais quadrada, com cantos ligeiramente arredondados. Já as imagens de grupos são redondas, exatamente como a dos contatos. Talvez essa seja uma forma de diferenciar as funções do app, futuramente. Contudo, entre os lançamentos das últimas versões Beta do WhatsApp, a empresa parece ter removido essa distinção. 

Além disso, o chat de comunidade parece permitir a adição de diversos moderadores (ou Administradores), os quais possuem alguns privilégios de interação. 

Um ponto interessante é que uma Comunidade pode ser dividida em subgrupos pelos Administradores. Isso seria interessante, por exemplo, para agrupar pessoas por preferências ou para debater temas mais específicos relacionados àquela comunidade. Futuramente, os usuários poderão participar de Comunidades e ingressar nelas por meio de convites, Links ou até mesmo por códigos QR. No entanto, os administradores definirão quem pode mandar mensagens e quando elas podem ser trocadas. 

É importante frisar que o recurso ainda está em fase inicial de testes, tendo aparecido apenas em alguns updates da versão Beta para Android. Isso significa que o lançamento das Comunidades pode demorar algum tempo - e que elas podem chegar com um formato bem diferente do que vimos nas capturas de tela mostradas aqui. 

Cashback no WhatsApp?

Mais novidades a caminho do WhatsApp

Recentemente, o WhatsApp iniciou o teste de algumas funcionalidades importantes, como a dispensa do celular para acesso à versão Web do app. Outra novidade curiosa foi o sistema de Cashback para o WhatsApp Pay, que já está em testes em países como a Índia. Você pode ler mais sobre essa novidade no link abaixo:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: WABetaInfo
User img

Igor Pankiewicz

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.