O número de serviços ofertados remotamente cresceu muito durante a pandemia. Pensando nisso, diversas startups ao redor do mundo estão apostando no investimento em telemedicina para o futuro.
Philips promove evento sobre tendências e inovação do setor d...
Evento gratuito será realizado virtualmente nos dias 26 e 27
Várias das novas ideias no ramo foram apresentadas no Web Summit deste ano, que aconteceu em Lisboa, Portugal. O evento, que voltou a modalidade presencial neste ano ocorreu dos dias 1 a 4 de novembro, trouxe diversas novidades sobre o tratamento de pacientes de forma virtual. O Web Summit é uma das maiores conferências do mundo focada em tecnologia.
As possibilidades vão desde agendamento de consultas médicas, chatbots para tratar saúde mental, e até um capacete para o monitoramento do cérebro dos pacientes em casa.
Possibilidades
Na área de atendimento virtual, algumas empresas como a Kry possuem aplicativos que tem o objetivo de eliminar a necessidade de uma visita física ao médico. "Hoje em dia, a maioria das pessoas usa seus telefones para muitas necessidades diárias - por que a saúde não deveria fazer parte disso?", afirmou Johannes Schildt, membro da Kry - empresa com sede na Suécia que opera em cinco países europeus, à AFP. De acordo com ele, a pandemia do novo coronavírus acelerou a adoção das novas tecnologias.
Saúde mental
No setor de saúde mental, há opções como a Calmerry, empresa sediada nos Estados Unidos que oferece sessões de vídeo com terapeutas. O serviço da companhia é disponibilizado através de uma assinatura de US $ 42 por semana. Outra opção são os chatbots Woebot que, basicamente, funcionam como se fosse uma consulta com um terapeuta através de um chat escrito, mas que é respondido por uma inteligência artificial.
Graças a um poderoso exoesqueleto, exército do Taiwan cria t...
O equipamento foi lançado no meio do aumento das tensões entre a China e o Taiwan
De acordo com Alison Darcy, psicóloga e fundadora do Woebot, o objetivo do sistema não é substituir totalmente um terapeuta humano, mas sim ser uma ferramenta para abordar o problema. Segundo ela, o bot pode ajudar também a reduzir as construções sociais que vêm da interação humana, como o medo de ser julgado, por exemplo. Além disso, um dos intuitos é também expandir o acesso ao tratamento a mais pessoas.
Os críticos dos tele atendimento, no entanto, temem que as companhias tentem substituir os tratamentos presenciais ideias pelas soluções virtuais mais baratas. Existe também o receio dos possíveis diagnósticos imprecisos que as tecnologias podem criar. De acordo com várias startups, o segredo é mesclar ambos os atendimentos.
Monitoramento
Outro área que ganhou destaque durante o Web Summit foi o monitoramento à distância. A Neuroelectrics, sediada em Barcelona, apresentou ao público um capacete desenvolvido pela empresa que serve para monitorar o cérebro dos pacientes de casa. O aparelho possui sensores que mapeiam atividades cerebrais em diferentes locais do órgão e podem, inclusive, pulsar eletricidade em áreas estabelecidas para ajudar no tratamento de doenças como epilepsia.
Disney+ anuncia assinatura com preço promocional de R$ 1,90 n...
A oferta está disponível por tempo limitado, encerrando no dia 14 de novembro
Outra ferramenta para o monitoramento a distância é a inteligência artificial desenvolvida pela Idoven para a análise de dados de kits domésticos de monitoramento cardíaco. A tecnologia detecta ritmos cardíacos irregulares que podem ser prejudiciais.
Entre os investidores da empresa está o lendário goleiro do Real Madrid e da seleção espanhola, Iker Casillas. O jogador sofreu de um ataque cardíaco em 2019, durante um treinamento, enquanto ainda era atleta do Porto.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Yahoo! News Fonte: AFP