NASA quer minerar gelo no pólo sul da Lua
Créditos: Intuitive Machines/Reprodução

NASA quer minerar gelo no pólo sul da Lua

Experimento PRIME-1 busca extrair recursos para serem utilizados em base lunar

Em outubro, a NASA escolheu a empresa Intuitive Machines para realizar a missão Polar Resources Ice-Mining Experiment-1 (PRIME-1), para extrair recursos do satélite natural. Na última quarta-feira (3), a NASA revelou que a missão PRIME-1 está programada para acontecer em 2022 e irá minerar gelo de um cume próximo a cratera de Shackleton, no pólo sul da Lua. A missão também irá realizar a busca por água, testar a implantação de uma rede 4G e fotografar crateras

Para realizar a extração do gelo, o PRIME-1 irá utilizar uma broca e perfurar a superfície lunar em um metro de profundidade. No vídeo abaixo, você pode observar o modelo projetado pela Intuitive Machines para a conclusão do experimento.

O experimento PRIME-1 será a primeira demonstração de extração de recursos lunares, além disso o lander NOVA-C estará acoplado ao PRIME-1 e equipado com um espectrômetro de massa para identificar água e demais moléculas. Outro rover, desenvolvido pela Lunar Outpost, irá percorrer uma distância de 1,5km para testar uma rede 4G/LTE sem fios, projetada pela NOKIA. Durante os testes o rover irá se comunicar com uma estação no PRIME-1, enquanto os dados são transmitidos para a Terra. Caso dê certo, o experimento abre caminhos para a implantação de uma rede de comunicações entre a Terra e a Lua.

09/11/2021 às 14:30
Notícia

Bitcoin bate novo recorde e alcança preço histórico de US$ 68...

Criptomoeda já havia quebrado seu recorde no final do mês de outubro

Por último, o robô Micro-Nova será liberado para percorrer e entrar em crateras próximas, tirando fotos e coletando dados. O robô estará equipado para conseguir capturar imagens da superfície lunar em alta resolução. A cratera Shackleton foi escolhida para realizar o experimento PRIME-1, pois recebe quantidade de luz suficiente para carregar as baterias do robô durante a missão, que deve durar 10 dias.

A intenção do órgão espacial americano é captar recursos naturais do satélite para que, teoricamente, possam ser utilizados pela tripulação de uma base lunar, afinal a NASA possui planos para instalar presença física na Lua até 2028. Para isso, a obtenção de gelo é um recurso importante para que seres humanos possam permanecer em bases lunares por tempo prolongado. Os resultados da missão PRIME-1 irão auxiliar a missão VIPER, que de forma similar levará um rover à superfície lunar para buscar e mapear água. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Canaltech, Canaltech
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.