Carros Tesla tem sistema com CPU AMD Zen 1 e GPU Navi 23 GPU RDNA 2
Créditos: David von Diemar no Unsplash

Carros Tesla tem sistema com CPU AMD Zen 1 e GPU Navi 23 GPU RDNA 2

Chipset não vem com o novo chipset em Zen 2 como anunciado anteriormente pela fabricante

A Tesla anunciou o novo hardware que virá equipado nos mais novos carros elétricos Model S e Model X, que prometem ser o suficiente para o funcionamento do sistema dos automóveis, mas permitindo também algumas atividades extras, como a capacidade de rodar jogos de última geração. Agora o novo Tesla Car Computer foi desmontado e revelando oficialmente os detalhes do computador de bordo da empresa, que conta com uma GPU customizada em RDNA-2 e uma CPU Zen 1.

08/11/2021 às 11:20
Notícia

Imagens mostram que Samsung Galaxy A53 não terá entrada para ...

Smartphone deve contar com uma tela de 120Hz e até cinco sensores fotográficos

Quem teve acesso ao novo hardware da fabricante foi o youtuber Ingineerix, que desmontou o modelo e teve acesso ao ‘Ryzen Embedded’, que é o SoC do computador. Com isso foi possível saber exatamente as especificações do modelo, começando pelo processador, que, ao contrário do que foi informado pela própria Tesla, é baseado na arquitetura Zen 1 e não a Zen 2.

Ao menos é o que indica os componentes internos do chipset, que possui uma APU Ryzen de quatro núcleos com um consumo de 45W e com 0,5 MB de cache L2 e 4 MB de cache L3. Como apontado pela TweakTown, embutido no SoC está um chip Ryzen V180F personalizado, com o SKU ‘YE180FC3T4MFG’, com o ‘FG’ apontando que na verdade o modelo apresenta um processador baseado no Zen 1 atualizado, chamado de Zen +.


Créditos: Reprodução / Ingineerix

Junto no chipset está a GPU dos Model S e Model X, que é baseada na GPU Navi 23 e é feita baseada na arquitetura RDNA 2 da AMD, a mesma que a Samsung está trabalhando para trazer com o seu novo Exynos 2200. A placa gráfica opera em uma frequência de cerca de 2,8 GHz, com 1792 stream processors e 28 unidades de computação.

Veja algumas das especificações do hardware do Tesla Car Computer que será equipado nos novos Model S e Model X:

  • O processador principal agora é um AMD Ryzen YE180FC3T4MFG, baseado em Zen + e com quatro núcleos e um consumo de 45 watts.
  • A GPU AMD Radeon marcada como 215-130000026, a estimativa mais próxima é semelhante a uma Radeon Pro W6600.
  • O módulo wi-fi / BT é um LG Innotek ATC5CPC001
  • O modem celular é um Quectel AG525R-GL
  • O switch Ethernet é um Realtek RTL9068ABD
  • DSP 1 é um ADSP-SC587W SHARC + Dual Core DSP com ARM Cortex-A5
  • DSP 2 é um AD21584 SHARC + Dual Core DSP com ARM Cortex-A5

Continua após a publicidade

08/11/2021 às 10:40
Notícia

Chips da MediaTek terão aumento de até 15% e impacto será sen...

Preço deve crescer principalmente para modelos 4G LTE, SoCs com 5G devem apresentar um aumento menor

Segundo apontado pelo próprio Elon Musk em um evento neste ano, o computador que virá nesses novos carros Tesla terão um desempenho de mais de 10 TFLOPs, que é capaz de competir com os consoles Xbox Series X e Playstation 5. Na ocasião o bilionário exibiu um carro reproduzindo o jogo Cyberpunk 2077 com um controle próprio da empresa, mostrando com isso que os seus carros podem ser uma solução completa de entretenimento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Ingineerix, TweakTown
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.