Chips da MediaTek terão aumento de até 15% e impacto será sentido em smartphones
Créditos: Divulgação MediaTek

Chips da MediaTek terão aumento de até 15% e impacto será sentido em smartphones

Preço deve crescer principalmente para modelos 4G LTE, SoCs com 5G devem apresentar um aumento menor

Desde o ano passado a MediaTek vem apresentando um aumento na sua demanda de SoCs, inclusive conseguindo superar a Qualcomm e se tornando a maior fabricante de chips em 2020, mas recentemente a empresa vem sofrendo cada vez mais com a escassez mundial de chips. Segundo algumas novas informações sobre a fabricante, ela está seguindo alguns passos de algumas concorrentes e aumentando o preço dos seus processadores por causa das restrições de fornecimento.

06/11/2021 às 14:57
Notícia

Dexter: New Blood estreia amanhã; veja os trailers da volta d...

Série estrelada por Michale C. Hall chega ao streaming na segunda-feira

As informações obtidas pelo portal UDN apontam que a MediaTek está aumentando o valor cobrado em alguns dos seus chips para smartphones em até 15%, o que deve impulsionar também seus lucros nesse trimestre. Esse reajuste nos preços se dá supostamente pela maior demanda de SoCs para smartphones neste mês, o que está influenciando principalmente o estoque de chips menos produzidos por ela.

Atualmente a MediaTek está focada no desenvolvimento e fabricação de novos chips para smartphones 5G, o que deixa os modelos 4G LTE com uma produção mais baixa, consequentemente, um estoque mais baixo também. Mesmo com o mercado de aparelhos apenas 4G estar diminuindo, esses modelos ainda são bastante comercializados em regiões com pouca ou nenhuma infraestrutura 5G, como o gigantesco mercado indiano, por causa disso, os chipsets da empresa para essa rede mais antiga que estão apresentando o maior aumento nos preços, chegando a um total de 15%.


Créditos: Divulgação MediaTek

Os modelos de SoCs com 5G também apresentaram um aumento nos seus preços, mas por apresentarem uma maior produção e estoque, o valor total aumentou apenas em 5% por causa da escassez mundial de chips. Um dos motivos citados por esse ajuste no valor dos chipsets da empresa é o aumento do custo de produção final da TSMC, que afeta diretamente o custo de fabricação dos chipsets, o que consequentemente irá afetar também o preço final dos smartphones.

Esse problema não é exclusivo da MediaTek, rumores apontam que a Qualcomm também teve que aumentar os preços de diversos dos seus chipsets devido as restrições de fornecimento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmochina Fonte: UDN
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.