Versão dobrável do Pixel 6 virá em 2022, mas câmeras terão qualidade inferior
Créditos: Divulgação/Google

Versão dobrável do Pixel 6 virá em 2022, mas câmeras terão qualidade inferior

Informação descoberta em APK da Google revela codinome do smartphone e especificações dos sensores

04/11/2021 às 18:00
Vídeo

Unboxing e hands-on do ASUS Zenfone 8 FLIP: câmeras que giram...

Sucessor do Zenfone 7 recebe atualização de hardware e software, mas mantém câmeras do antecessor

A Google está preparando um smartphone dobrável para a linha Pixel, com lançamento previsto para 2022. A informação foi descoberta pela equipe do site 9to5Google, que desmantelou um arquivo APK do app de câmera dos novos Google Pixel 6, encontrando o codinome “Pipit” durante a operação. 

De acordo com a fonte, Pipit é o novo codinome para o aparelho que já foi chamado de “Passport”, há algum tempo atrás.

O rumor sobre um Google Pixel Foldable está circulando desde 2020, quando o dispositivo foi avistado no código das versões Beta do Android 12. 

Um detalhe importante do novo smartphone dobrável é que ele não utilizará a mesma câmera e sensores de imagem encontrados na linha Pixel 6 e Pixel 6 Pro. De acordo com o 9to5Google, isso se deve ao fato de ele não ter o mesmo espaço para componentes internos, uma vez que o aparelho precisa comportar a dobradiça. 

Por que fazer um downgrade na câmera?

Vale lembrar que um dos diferenciais do Pixel 6 é justamente a barra horizontal, consideravelmente mais espessa do que o restante do smartphone, na qual ficam posicionados a lente e o sensor de imagens GN1.

Apesar de não interferir na usabilidade do aparelho em formato tradicional, essa barra horizontal pode comprometer a experiência e o equilíbrio do smartphone em um formato dobrável, razão pela qual a Google teria optado pelo downgrade, com um sensor mais compacto. 

Continua após a publicidade

Segundo o código do APK, o novo Google Pixel dobrável utilizaria um sensor principal IMX363 de 12,2 Megapixels (MP), o mesmo presente em modelos como o Pixel 3. 

Google Pixel 6 Pro

Além deste, estaria presente também um sensor IMX386 de 12 MP para imagens em formato Ultrawide. Contudo, o código do APK sugere que essa câmera somente poderá ser utilizada com o smartphone fechado, algo que abre espaço para diversas especulações sobre o seu posicionamento e sobre o formato do aparelho. 

O conjunto de câmera do Google Pixel dobrável (Pipit) ainda seria composto por mais dois sensores adicionais de 8 MP (modelo IMX355), sendo um marcado como interno e outro como externo no código do APK. Isso possivelmente aponta para câmeras de selfies idênticas, para uso com o aparelho aberto ou fechado. 

Esse seria um setup bastante similar ao de smartphones como o Samsung Galaxy Fold 3, embora não haja pistas sobre como a câmera será instalada. Há tanto a possibilidade de um recorte (notch, circular ou gota) quanto de uma instalação diretamente sob a tela. 

Android 12L

Especificações de câmera do Google Pixel "Pipit"

Resumindo as informações, o 9to5Google listou as seguintes especificações para as câmeras e sensores do novo Google Pixel dobrável, de codinome Pipit:

  • Sensor principal: IMX363 de 12,2 Megapixels
  • Sensor Ultrawide: IMX386 de 12 Megapixels
  • 2 sensores de Selfie: IMX355 de 8 Megapixels

Como já vimos, o código do APK também sugere o lançamento no ano de 2022, com a linha de código “isPixel2022Foldable”. Essa informação coincide com o suposto lançamento do Android 12L, programado para março do ano que vem. 

O Android 12L é uma versão especial do sistema operacional da Google, projetada especificamente para smartphones, tablets e outros dispositivos dobráveis, com diversas otimizações de interface. Você pode ler mais sobre essa novidade na matéria abaixo:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: 9to5Google
User img

Igor Pankiewicz

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.