Black Friday: 52% dos brasileiros fazem comparativos de preços, diz pesquisa
Créditos: John Schnobrich/Unsplash

Black Friday: 52% dos brasileiros fazem comparativos de preços, diz pesquisa

Novo estudo, realizado em setembro, mostra também que há pessimismo sobre a data

Recentemente, publicamos uma notícia que revelou que 92% dos consumidores fazem comparativos de preços antes de comprar na Black Friday. Entretanto, uma nova pesquisa, realizada em setembro com 1450 pessoas, traz valores mais baixos, que podem indicar uma redução devido a insegurança com o cenário econômico. A pesquisa foi realizada pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em parceria com a Score Group, companhia de data retail e shopper experience da B&Partnes.

28/10/2021 às 18:02
Notícia

Amazon abre novo centro de distribuição no Nordeste do Brasil

Novo CD fica localizado no Ceará e será o terceira nesta região do país

A pesquisa mostrou um panorama do hábito dos consumidores por aqui. 52% dos brasileiros anotam os preços para comparar durante a Black Friday e 24% montam uma lista dos itens que desejam comprar. Para se atentar (ou não esquecer), 17% configuram alertas de preços nos sites dos produtos que têm interesse, 10% entram em grupos de ofertas em aplicativos de trocas de mensagens e 7% se prepara para acordar cedo para visitar as lojas e garantir as melhores ofertas. Por outro lado, 28% não criam "lembretes" para buscar os melhores preços da promoção.

Apesar da queda do número de pessoas que não farão compras nesta Black Friday (29% em 2020 contra 8% para 2021), há um pessimismo com a campanha deste ano, com 12% não se agradando com a campanha. Os motivos para isso são: falta de credibilidade das ofertas (43%), situação financeira (26%), aumento da inflação, valor de produtos/serviços mais altos (22%) e também há quem prefira economizar (9%). Há também 45% que estão indecisos sobre gastar ou não neste ano.

A análise sobre as promoções variam e daqueles 8% que optaram não gastar no período, 18% concordam que tudo está muito caro e na Black Friday não será diferente; 7% não vão comprar porque a primeira parcela do décimo terceiro salário será recebida apenas após a campanha; 6% ainda não encontraram uma promoção atraente.

"A Black Friday chama a atenção dos consumidores por ofertas chamativas que não são oferecidas no decorrer do ano ou em outras datas de varejo. No comparativo de 2020 e 2021, houve um aumento entre as intenções de compra em 5%. Isso mostra um pouco mais de otimismo com as ofertas, mas também há muitos brasileiros que ainda estão indecisos e duvidosos quanto ao desconto ser real", afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

Continua após a publicidade

Canais de comparação de preços

66% dos entrevistados comparam preços em sites especializados, 37% vão nos sites das marcas, 25% veem os posts em redes sociais, assim como quem segue indicação de amigos, 8% vê reviews no YouTube. O uso de outros meios como comparações pessoais, portais de busca, lojas de compras virtuais, reviews em sites, acompanha mudanças de preços de produtos específicos, sites famosos, sites que já conhece representa 2%. Fique de olho no Mundo Conectado durante a Black Friday para mais conteúdos e comparativos.

Metodologia da pesquisa

25/10/2021 às 19:37
Notícia

Anatel encontra 9,8 mil aparelhos irregulares em depósitos do...

Ação pode indicar que Anatel investigará outros e-commerces com Black Friday chegando

1.450 brasileiros responderam a pesquisa de forma digital, entre 24 e 27 de setembro de 2021, garantindo 95% de significância e 2,57% de margem de erro nos dados revelados. Entre os entrevistados, 46% é formado por homens e 54% por mulheres, 36% têm idade entre 36 e 45 anos; 28% de 46 a 55 anos; 21% de 26 a 35 anos; 12% de 56 anos ou mais; 3% declararam ter até 25 anos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.