Blue Origin perde disputa judicial contra a Nasa por licitação para módulo lunar
Créditos: Divulgação/Blue Origin

Blue Origin perde disputa judicial contra a Nasa por licitação para módulo lunar

Elon Musk, fundador da SpaceX que manterá contrato com a Nasa, foi ao Twitter ironizar rival

A Blue Origin, empresa do ramo espacial de propriedade de Jeff Bezos, fundador da Amazon, perdeu o processo movido contra a Nasa (Agência Espacial Americana) pelo contrato do módulo lunar do Projeto Artemis. A empresa de Bezos contestou a decisão da Agência de optar somente pelo módulo fabricado pela SpaceX, alegando que houve uma falha no processo de seleção, que fez a disputa se tornar "injusta".

25/10/2021 às 15:30
Notícia

Blue Origin revela planos de uma estação espacial para voos c...

A Orbital Reef, como será chamada, também terá parceria da Boeing e outras empresas aeroespaciais

O processo enviado para o United States Court of Federal Claims (Tribunal de Reclamações Federais dos Estados Unidos, em português), tribunal responsável por atender apelações contra o Governo Americano, foi indeferido em uma apenas uma página. O primeiro documento enviado pela Blue Origin para o Government Accountability Office (órgão que é similar ao nosso Tribunal de Contas da União), que também foi indeferido, contou com 176 páginas. Na "breve resposta" da Court of Federal Claims, o juiz Richard A. Hertling não deu detalhes do que motivou a sua decisão, informando que a justificativa completa será dada ao público em 18 de novembro. Até lá, Nasa e Blue Origin não podem divulgar os motivos. Mas talvez seja possível especular o motivo pela própria decisão da Agência de seguir com a SpaceX.

Devido ao corte de orçamento para a Nasa, o órgão espacial foi obrigado a desistir da primeira proposta de contratar duas empresas privadas para fabricar o módulo lunar. Assim, teve que optar pela proposta mais barata, assim como funciona (de maneira simplificada) os processos licitatórios brasileiros. Contudo, o que irritou a Blue Origin, é que a Nasa mudou as regras com o jogo rolando, mudando o contrato para escolher a opção mais barata — a da SpaceX. A empresa de Bezos disse que foi prejudicada pela alteração, já que não teve tempo de alterar o projeto para reduzir custos.

14/10/2021 às 10:11
Notícia

William Shatner, o Capitão Kirk de Star Trek, é o homem mais ...

Ator de 90 anos foi ao espaço ontem em uma nave da Blue Origin

Agora, a Nasa deve seguir com o projeto da SpaceX, que estava suspenso desde o início da disputa jurídica. Como esperado de Elon Musk, ele foi ao Twitter provocar Bezos, gerando mais mídia ao caso e, claro, agradando a sua base de fãs. Musk usou a foto do personagem de HQ Judge Dredd com a legenda "você foi julgado".

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Ars Technica
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.