NVIDIA traz milhões para o Metaverso com a plataforma Omniverse expandida
Créditos: Reprodução/NVIDIA

NVIDIA traz milhões para o Metaverso com a plataforma Omniverse expandida

Plataforma de colaboração em tempo real e simulação realista ganha integração com Blender e Adobe Substance 3D

29/10/2021 às 15:25
Notícia

Meta Quest é o novo nome do óculos de realidade virtual do Fa...

VR é um dos principais pontos que são trabalhados pela empresa para seu metaverso

Recentemente, a NVIDIA anunciou uma grande expansão do NVIDIA Omniverse, a sua plataforma virtual de simulação e colaboração online. Visando ser a base do metaverso, a empresa revelou novas integrações com o software Blender e aplicativos da Adobe.

O Blender, ferramenta de animação 3D de código aberto, agora terá suporte para Universal Scene Description (USD), permitindo que os profissionais acessem os pipelines de produção do Omniverse. 

A Adobe está colaborando com a NVIDIA em um plugin Substance 3D, o qual trará suporte ao Substance Material para Omniverse, revelando novos recursos de edição de material para usuários Omniverse e Substance 3D.

O que é o NVIDIA Omniverse?

O NVIDIA Omniverse é uma plataforma que possibilita que designers, artistas e revisores trabalhem juntos em tempo real em aplicações de software, em um mundo virtual compartilhado de qualquer lugar. A plataforma está sendo avaliada por mais de 500 empresas e agora está em uso por profissionais da SHoP Architects, South Park e Lockheed Martin, entre outras. 

No caso de South Park, a série animada de televisão, a ferramenta está sendo explorada de modo a permitir que vários de seus artistas colaborem em cenas e otimizem seu tempo de produção insanamente limitado.

Como um dos temas mais quentes do momento, o metaverso é descrito como um mundo virtual compartilhado, imersivo e conectado. Não é à toa que o próprio Facebook vem fazendo um esforço enorme para a sua promoção (inclusive com o anúncio recente da mudança no nome da Holding para Meta). 

Continua após a publicidade

Universo conectado Omniverse NVIDIA

No metaverso, profissionais podem criar cenas digitais únicas, os arquitetos podem criar belos edifícios e os engenheiros podem projetar novos produtos para as casas. Essas criações podem então ser levadas para o mundo físico depois de serem aperfeiçoadas no mundo digital.

De acordo com Jon Peddie, essa nova tecnologia tem o potencial de “transformar quase todos os setores, tornando a inovação realmente colaborativa e criativa possível em um espaço virtual comum pela primeira vez”.

Já Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA na América Latina, destacou que a expansão do Omniverso representa  uma grande oportunidade para profissionais da América Latina mostrarem todo o seu potencial, salientando ainda questões de otimização do tempo e da produção.  

Framework do Omniverse

O ecossistema Omniverse se expande

Segundo a NVIDIA, a chave para a adoção do Omniverse pela indústria é o framework de arquivos USD de código aberto da Pixar, a base da plataforma de simulação e colaboração da Omniverse, permitindo que grandes equipes trabalhem simultaneamente em várias aplicações de software em uma cena 3D compartilhada. 

Essa base de padrão aberto oferece aos parceiros de software várias maneiras de estender e conectar-se ao Omniverse, seja por meio da adoção e suporte do USD, ou da construção de um plugin, ou por meio de um Conector Omniverse.

Apple, Pixar e NVIDIA colaboraram para trazer recursos físicos avançados para o USD, adotando padrões abertos para levar workflows 3D a bilhões de dispositivos. De acordo com a NVIDIA, o Omniverse continua a crescer, conectando aplicações líderes da indústria de empresas de software como Adobe, Autodesk, Bentley Systems, Blender, Clo Virtual Fashion, Epic Games, Esri, Golaem, Graphisoft, Lightmap, Maxon, McNeel & Associates, PTC Onshape , Reallusion, Tangent, Trimble e wrnch Inc.

Disponibilidade e preços

O NVIDIA Omniverse Enterprise está atualmente com acesso antecipado. A plataforma estará disponível ainda esse ano por assinatura da rede de parceiros da NVIDIA, incluindo ASUS, BOXX Technologies, Dell Technologies, HP, Lenovo, PNY e Supermicro. Informações sobre preços para Omniverse Enterprise estão disponíveis neste link.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: NVIDIA (Press Release)
User img

Igor Pankiewicz

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.