Boeing é autorizada a lançar satélites para o seu serviço de internet
Créditos: Divulgação/Boeing

Boeing é autorizada a lançar satélites para o seu serviço de internet

Projeto é idêntico ao da SpaceX, que foi contra a autorização

Federal Communications Commission (FCC), equivalente a Anatel nos Estados Unidos, autorizou a Boeing, aquela mesmo que fábrica aviões (e satélites desde 2000) a iniciar o seu projeto de internet via sátelite. Com uma proposta idêntica a Starlink da SpaceX, a Boeing agora poderá seguir com a montagem, lançamento e operação do seu próprio serviço de internet. O que não deixará a SpaceX muito feliz.

25/10/2021 às 15:30
Notícia

Blue Origin revela planos de uma estação espacial para voos c...

A Orbital Reef, como será chamada, também terá parceria da Boeing e outras empresas aeroespaciais

Conforme dito pela Boeing, a operação dos satélites fornecerá "internet rápida e serviços de comunicação para consumidores residenciais, governos e empresas nos Estados Unidos, Porto Rico e Ilhas Virgens Americana", antes, é claro, de conseguir entregar o serviço a nível global. Não disse no lead que a proposta é idêntica a da SpaceX?

Ao todo, a fabricante enviará 147 satélites para entregar internet nas localidades já citadas. 132 deles serão lançados na baixa órbita terrestre em uma altitude de 1.056 km. Os outros 15 serão lançados em uma altitude entre 27.355 km e 44.221 km. Estes 15 não terão órbita geoestacionária. A FCC deu o prazo de 6 anos para a Boeing iniciar os lançamentos dos satélites e 9 anos para iniciar o serviço. Em resposta, a Boeing pediu um prazo maior


Fonte: Divulgação/Boeing.

A proposta da Boeing lançar seu próprio serviço de internet surgiu em 2017. Em 2019 a SpaceX disse a FCC que a rede de satélites da Boeing traria um "risco em causar perigosas interferências". Além disso, reclamou que aumentariam os riscos de colisões entre satélites já que a famosa fabricante de aviões lançaria seus equipamentos em uma órbita muito cheia. Entretanto, a SpaceX, assim como a internet da Amazon, terá milhares de satélites na sua rede. A órbita de operação da internet da Boeing é 500 km acima dos satélites da Starlink. Inclusive quase houve uma colisão entre os equipamentes da SpaceX e OneWeb, outra operadora com satélites na mesma altura de 550 km da empresa de Elon Musk.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.