Leilão do 5G no Brasil começa amanhã: saiba tudo sobre ele
Créditos: TecMundo

Leilão do 5G no Brasil começa amanhã: saiba tudo sobre ele

A expectativa é que a conexão 5G comece a funcionar em larga escala a partir de julho de 2022

A primeira sessão de abertura e análise do leilão da 5G no Brasil começa amanhã, 4 de novembro. A abertura dos envelopes com as propostas recebidas pela Anatel tem início previsto para 10h.

De acordo com o edital publicado, a licitação deve movimentar R$ 49,7 bilhões. Quatro faixas de frequência serão leiloadas no processo: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. As duas primeiras servirão, inicialmente, para melhorar a cobertura 4G, enquanto as duas últimas, mais elevadas, são o 5G "puro" para os consumidores finais.

No total, foram entregues 15 propostas para a Anatel. De acordo com o superintendente de competição da Anatel, Abraão Balbino e Silva, existem dois tipos de interessados na 5G: as operadoras de internet de grande porte e os provedores regionais. Entre as grandes, estão a Vivo, Tim, Claro, maiores operadoras de telefonia do Brasil, Algar Telecom e Sercomtel. Já as outras empresas são: 

24/07/2021 às 11:00
Artigo

O que é e como funciona o 5G DSS?

Smartphones 5G DSS podem ou não ser compatíveis com o 5G standalone; veja se o seu aparelho vai supor...

 - Brasil Digital Telecomunicações LTDA. 
- Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A 
- Cloud2U indústria e comércio de equipamentos eletrônicos LTDA 
- Consórcio 5G Sul 
- Fly Link LTDA 
- Mega Net provedor de internet e comércio de informática LTDA 
- Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação LTDA 
- NK 108 Empreendimentos e Participações S.A. 
- VDF Tecnologia da Informação LTDA. 
- Winity II telecom LTDA.

No entanto, é possível que nem todas essas empresas participem efetivamente do leilão. A Agência ainda deve verificar se elas entregaram toda a documentação necessária de acordo com o edital. Caso haja inconsistências, a operadora pode ser desqualificada.

As propostas serão analisadas uma a uma verificando em quais faixas de frequência há competição e quais valores foram oferecidos por elas. Por isso, é possível que as análises acabem só na sexta-feira.

Continua após a publicidade

Um total de R$ 10,6 bilhões serão desembolsados pelas empresas vencedoras do leilão para pagamento das outorgas — ou seja, pelo direito de explorar comercialmente o 5G. Esse dinheiro irá para os cofres do governo federal. Além disso, essas empresas também terão obrigações com relação a infraestrutura para ampliar a cobertura de 4G e 5G no Brasil.

A expectativa é que a conexão 5G comece a funcionar em larga escala a partir de julho de 2022. A ampliação de conexão deve acontecer até 2028.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tilt UOL
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.