Veja vídeo de pedra vulcânica incandescente expelida de vulcão nas Ilhas Canárias
Créditos: BBC/Reprodução

Veja vídeo de pedra vulcânica incandescente expelida de vulcão nas Ilhas Canárias

Vulcão Cumbre Vieja está em atividade por mais de 5 semanas e vêm causando enorme destruição

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, vêm causando enorme destruição na região das Ilhas Canárias. Muitas moradias foram destruídas e boa parte da população precisou abandonar a região. Em atividade por mais de 5 semanas, o vulcão entrou em erupção no dia 19 de setembro. Diversas imagens impressionantes sobre o fenômeno estão sendo divulgadas e drones estão sendo fundamentais na cobertura do evento. Recentemente, um vídeo divulgado pela BBC mostra uma pedra incandescente, expelida pelo vulcão, rolando perigosamente por quilômetros.

As tais "bombas de lava" como esta que podemos visualizar no vídeo, são acúmulos de lava expelidos por um vulcão em atividade que resfriam o seu exterior antes de tocar o solo. Dessa forma, o exterior do objeto solidifica, enquanto o anterior permanece em estado liquefeito.  

Aqui no Mundo Conectado, estamos acompanhando a destruição causada pela atividade vulcânica, desde o início quando o alerta de perigo foi dado em setembro. Além dos problemas causados nas moradias, a lava avançou tanto que entrou em contato com o oceano. Segundo os pesquisadores o avanço da lava mar à dentro é preocupante, pois além da alteração da temperatura do mar, pode causar a produção de nuvens tóxicas.

Na semana passada, um drone DJI Mini 2 sobreviveu um voo sobre a cratera do Cumbre Vieja e revelou imagens impressionantes do vulcão de perto. A tal aventura quase terminou em tragédia, pois o dispositivo ficou sem bateria e terminou preso no topo de uma árvore. No dia seguinte, o piloto precisou se aproximar do local para resgatar o seu drone. No final, ele conseguiu recuperar o DJI Mini 2 e constatou que o dispositivo estava intacto, e foi capaz de resistir às altas temperaturas do local. 

Segundo informações do Instituto Vulcânico das Ilhas Canárias (Involcam), a erupção do Cumbre Vieja pode durar mais de 80 dias. Caso a previsão se torne realidade, ainda faltam cerca de 20 dias até a atividade vulcânica encerrar. Caso ultrapasse a previsão, o Cumbre Vieja pode se tornar a maior erupção da história das Ilhas Canárias. Em 1585, registros apontam que o vulcão Tehuya permaneceu 84 dias em atividade na região. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: BBC
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.