IFood é "hackeado" e nomes de restaurantes são alterados por mensagens políticas
Créditos: TecMundo

IFood é "hackeado" e nomes de restaurantes são alterados por mensagens políticas

O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário

O aplicativo de entrega de comidas IFood teve uma terça-feira, 02 de novembro, bastante inusitada. Diversos restaurantes tiveram seus nomes alterados por mensagens de cunho político.

De acordo com o próprio IFood, a ação não foi um ataque hacker. O responsável teria sido, sim, alguém com poder para mudar os nomes.  Vários relatos nas redes sociais mostravam os nomes alterados para mensagens como "Lula Ladrão" e "Bolsonaro 2022", além de zombarias relacionadas à Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018, falsas alegações como "Vacinas Matam" e outras. Numericamente, 6% dos restaurantes da plataforma teriam sofrido adulteração.

Desde o princípio do "ataque", a possibilidade de ter sido uma ação interna era alta. Em nota, o iFood justificou que o "incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida". O IFood também diz que retirou o acesso desse funcionário à plataforma e que os nomes dos estabelecimentos estão sendo ajustados. 

22/11/2020 às 16:22
Vídeo

Semana BLACK FRIDAY: 6 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INT...

Confira as melhores dicas de quem tem experiência de anos em compras online

Além disso, os dados dos clientes não teriam sido afetados de forma alguma. O iFood explicou que os dados de pagamento dos usuários são armazenados no próprio dispositivo e não na base de dados do aplicativo.

Abaixo, você confere a note publicada pela empresa na íntegra:

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TecMundo
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.