Nos Estados Unidos, FBI exige dados de usuário do mensageiro Signal
Créditos: Divulgação/Signal

Nos Estados Unidos, FBI exige dados de usuário do mensageiro Signal

Aplicativo concorrente do WhatsApp não captura dados dos seus usuários

Signal, aplicativo de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, divulgou no seu site oficial que o FBI exigiu (novamente) dados dos seus usuários. O aplicativo mensageiro, além de mensagens criptografadas de ponta-a-ponta, conta com um sistema que não recolhe nem armazena dados de quem o utiliza. O que é ótimo neste momento que privacidade digital é cada vez mais debatida, mas há o lado negativo de ser usado para atividades ilícitas.

31/03/2021 às 09:38
Notícia

Xiaomi apresenta seu primeiro ISP, o Surge C1, que está no Mi...

Processador de sinal de imagens deve aparecer em mais dispositivos em breve

"Signal continua sem saber nada sobre você, mas inexplicavelmente o governo continua pedindo", inicia o texto no blog da empresa. Dessa vez, o Departamento de Justiça americano enviou uma intimação para que o aplicativo divulgasse as informações sobre um alvo de uma investigação criminal realizada pelo FBI, a Polícia Federal americana. Entretanto, como a empresa mesmo declara, eles simplesmente não tem o que entregar. Não por má vontade ou apoio de atividades ilegais, mas o Signal simplesmente não possui esses dados. Ele não armazena nada de dados.


Trecho da intimação para que o Signal entregue dados de usuário investigado em prática criminal. Fonte: Reprodução/Signal

Quem acompanha as transmissões do Conectado! no YouTube já me viu defendendo maior privacidade aos usuários de redes sociais e aplicativos, principalmente criticando o Mark Zuckerberg. Mas esse caso em questão mostra um ponto realmente falho e bem questionável na defesa da privacidade, que é o momento que a privacidade precisa ser quebrada para resolução de investigação criminal. Telegram é outro aplicativo considerado mais seguro, mas ao mesmo tempo é questionado o uso do mensageiro para atividades ilegais, como venda de drogas e armas. No mundo ideal, os dados seria fortemente protegidos, sem repasse para terceiros em casos não judiciais. Ao exemplo da privacidade no Brasil, temos a clássica comparação com as correspondências. Elas são sigilosas, mas uma determinação judicial pode interceptar. O mesmo ocorre com celulares apreendidos em operações policiais.

Sobre o Signal

Signal, assim como o seu concorrente WhatsApp, trabalha com mensagens criptografadas de ponta a ponta, o que impede que as mensagens que forem interceptadas sejam lidas. Entretanto o Signal vai além: seu propósito é proteger a identidade do usuário, algo que WhatsApp, da Meta/Facebook não faz. O mensageiro do Mark Zuckerberg mantém apenas o conteúdo das mensagens privado, mas suas informações sobre localização, tempo de uso, uso de dados entre outros são guardados pelos servidores do Facebook. Já o Signal segue a filosofia (defendida por seus fundadores Moxie Marlinspike e Brian Acton) de não recolher os dados, além de oferece diversas configurações de privacidade dentro do app. Ele está disponível no Android e iOS. Neste último já chegou a ser o mais baixado após Elon Musk sugerir aos seus seguidores que o baixassem.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.