Honda apresenta iniciativas para uso de tecnologia de baterias portáteis e intercambiáveis
Créditos: Divulgação/Honda

Honda apresenta iniciativas para uso de tecnologia de baterias portáteis e intercambiáveis

Serviço de compartilhamento das baterias iniciará na Índia em 2022

A Honda apresentou no Japão as opções de utilização das suas baterias portáteis e intercambiáveis, as Honda Mobile Power Pack (MPP). Essas baterias portáteis serão disponibilizadas no formato de locação para clientes corporativos que possuem motos elétricas da Honda. A ideia da fabricante é expandir o negócio no futuro para atender veículos de outras empresas.

30/09/2021 às 15:14
Notícia

Honda anuncia planos para aeronaves VTOLs elétricas

Fabricante também apresentou seu robô controlado via VR estilo 'Avatar'

MPP é uma bateria de íon de lítio capaz de armazenar uma grande quantidade de eletricidade, mais do que 1,3 kWh, que pode ser utilizado como fonte de energia para uma ampla variedade de dispositivos elétricos incluindo produtos de mobilidade de pequeno porte. Junto disso, a bateria portátil pode servir como armazenamento para captação de energia excedente. Como exemplo, ela pode ser usada em uma casa com painéis solares para evitar o desperdício de energia produzida por esses painéis. Segundo a Honda, a bateria é carregada em 5 horas.

Apesar dessa utilidade para evitar desperdício de produção, o serviço de aluguel será usado para as motos elétricas da fabricante japonesa. Mas somente poderão usar o serviço as empresas que usam as motos comercialmente. No momento, a Honda já realiza o teste de demonstração de compartilhamento de bateria para um táxi triciclo elétrico na Índia. O serviço de compartilhamento de bateria começará na Índia usando o MPP no primeiro semestre de 2022.

Esse projeto de locação de baterias também vai ao encontro do projeto da Honda de atingir a neutralidade de carbono nos seus produtos e atividades corporativas. O projeto não é único da montadora, com as rivais conterrâneas Nissan e Toyota contando com suas próprias metas. Uma das medidas da Honda para conquistar a neutralidade de carbono é o conceito Honda eMaaSEletric Mobility as a Service. Em português, mobilidade elétrica como um serviço, nesse ponto entra o aluguel das Honda Mobile Power Pack — e claro, ampliação dos modelos de carros e motos elétricas. As MPP também respondem a questão de acertar a demanda real e quantidade de eletricidade gerada.

01/11/2021 às 12:20
Notícia

Toyota divulga detalhes de seu novo veículo elétrico bZ4X

SUV de porte médio foi projetado em parceria com a Subaru

Continua após a publicidade

A Honda considera, para o futuro, a possibilidade de fornecer a eletricidade armazenada no MPP para a rede elétrica, em caso de falta de energia, conectando o Honda Mobile Power Pack Exchanger e: na rede elétrica. O Honda Mobile Power Pack Exchanger e: é um estação de troca de bateria, atualmente em desenvolvimento, que pode carregar vários MPPs simultaneamente. Confira a foto da estação:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.