Samsung deve levar HDR10+ para jogos nas TVs em 2022
Créditos: Reprodução/Samsung

Samsung deve levar HDR10+ para jogos nas TVs em 2022

Durante evento, Samsung apresentou como planeja melhorar ainda mais a qualidade de imagem para os games

28/10/2021 às 11:13
Notícia

Xiaomi apresenta nova série Redmi Note 11 com carregamento rá...

Aparelhos virão com som JBL e tela AMOLED 120Hz e opções de até 8GB de RAM

Nesta semana, a Samsung anunciou uma novidade importante para o mercado de games: a extensão HDR10+ Gaming. O anúncio foi realizado por Bonggil Bak, Engenheiro de Software da empresa, durante a Samsung Developers Conference 2021. 

Revelada como uma alternativa ao padrão Dolby Vision para jogos, a extensão para games HDR10+ da Samsung tem por objetivo trazer uma série de melhorias para o funcionamento das TVs durante as sessões de jogatina.

A tecnologia trabalha em três pilares principais, que são a tecnologia VRR (Variable Refresh Rate), HDR com calibragem automática e Tone Mapping de baixa latência. 

Mais comodidade e qualidade de imagem

Começando pelo VRR, trata-se de uma tecnologia para sincronizar a taxa de atualização da tela da TV e da saída dos consoles, a exemplo de um PlayStation 5 ou Xbox Series X | S. Ela proporciona um maior conforto visual, mais responsividade aos comandos e também permite taxas de atualização de até 120 Hz para o painel, minimizando problemas como o Screen Tearing. 

A segunda tecnologia destacada pela Samsung foi a calibragem automática do HDR. Com ela, as TVs e consoles compatíveis farão a negociação (handshake) do uso do padrão HDR automaticamente, gerando uma imagem calibrada e vívida sem qualquer necessidade de configuração por parte do usuário. 

Vale lembrar que o padrão HDR apresenta imensas variações atualmente, e normalmente precisa ser habilitado e configurado manualmente pelos jogadores, algo que consome tempo e nem sempre resulta na melhor qualidade de imagem final. 

Continua após a publicidade

Pilares do HDR10+ Samsuing

De acordo com o site Flat Panels HD, a implementação da calibragem automática de HDR deve se basear no padrão HGiG (HDR Gaming Interest Group), do qual a Samsung é sócia. Isso é uma boa notícia principalmente para quem possui um PlayStation 5, uma vez que a Sony implementou a tecnologia há poucos dias no console. 

Por fim, o terceiro grande recurso do HDR10+ proposto pela Samsung é o recurso de Source Tone Mapping de baixa latência. Essa operação é necessária para o cálculo das imagens HDR, fazendo uma espécie de amostragem dos dados para exibição de acordo com as capacidades do painel da TV. 

A Samsung afirma ter desenvolvido um método que não adicionará qualquer tipo de atraso na resposta do painel, sendo útil tanto para jogos executados localmente (seja em um console ou na própria TV) quanto para aqueles executados na nuvem. 

HDR e a negociação com a TV

Disponibilidade do Samsung HDR10+

A Samsung prevê o lançamento da tecnologia para o ano de 2022. No entanto, ela não deixou claro quais serão os modelos de TVs compatíveis e nem se a tecnologia será implementada nas TVs já disponíveis via atualização de software. 

É importante destacar que o padrão Dolby Vision, até o momento, tem uma parceria exclusiva com a Microsoft e com o Xbox. Por conta disso, especula-se que a Samsung esteja trabalhando em uma parceria com a Sony como resposta. 

Outras fontes apontam ainda a possibilidade de a Samsung estar investindo por conta própria na sua solução de jogos na nuvem, anunciada recentemente na Coreia do Sul. De toda forma, mais detalhes sobre a tecnologia HDR10+ da Samsung e informações sobre o seu lançamento devem surgir em janeiro, durante a CES 2022. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Flat Panels HD Fonte: Samsung
User img

Igor Pankiewicz

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.