Wi-Fi 5 dos novos MacBook Pro com M1 é mais lento do que das versões anteriores
Créditos: Apple

Wi-Fi 5 dos novos MacBook Pro com M1 é mais lento do que das versões anteriores

Teoricamente, até em Wi-Fi 6 os modelos 2019-2020 seriam mais lentos

Os novos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas, equipados com o chip M1 da Apple baseado em ARM, trazem em suas especificações o suporte para Wi-Fi 6. Eles também são retrocompatíveis com as gerações anteriores de Wi-Fi, mas uma especificação curiosa foi encontrada.

31/10/2021 às 14:53
Notícia

iMac “Pro” com chipset M1 Pro / Max deve ser lançado no começ...

All-in-one ainda deve contar com uma tela com mini-LED ProMotion

De acordo com um artigo que detalha as especificações de Wi-Fi dos MacBooks Pro, esses novos notebooks suportariam a última geração Wi-Fi, vulgo 802.11ac ou apenas Wi-Fi 5, com uma taxa de transferência máxima de 866Mbps, assim como os modelos Intel de 2019 e 2020. A questão aqui é que essa taxa é menor que a dos Macs vendidos entre 2017 e 2019, baseados na plataforma Intel.

Os modelos vendidos em 2017 e 2018 alcançavam até 1.300Mbps em Wi-Fi 5. Em Wi-Fi 6, os novos MacBooks Pro atingem até 1.200Mbps, teoricamente também mais lento que os computadores mais antigos.

A explicação mais aceitável até então é que os modelos "mais antigos" suportavam até três fluxos espaciais máximo (MIMO), enquanto os modelos de 2019 e 2020 suportam no máximo dois. Isso quer dizer que os computadores atuais oferecem duas “pontes” para o fluxo de dados sem fios, enquanto os Macbooks Pro de 2017 para frente costumavam utilizar um sistema triplo. Esse canal "que falta" seria o culpado por essa diferença. Por outro lado, ter menos fluxos espaciais também ajuda a economizar bateria.

Além disso, há testes práticos e é possível ter performance melhor que os anteriores. O designer gráfico Anton Bulzomi Bulzomi, que verificou os documentos, disse que conseguiu realizar alguns testes e apenas notou uma ligeira diferença de velocidade entre os novos Macs e os de 2017-2019 baseados em Intel.

É válido lembrar também que os usuários não devem sentir lentidão na internet apenas por esse número, já que a conexão também depende da velocidade contratada com sua operadora, por exemplo. A diferença de velocidade possivelmente será sentida de forma mais evidente na hora de realizar tarefas de rede local, demorando um pouco mais para terminar transferências pesadas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Canaltech, Macmagazine, 9to5Mac
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.