6 dicas para melhorar o desempenho de notebooks
Créditos: Bermix Studio/Unsplash

6 dicas para melhorar o desempenho de notebooks

Veja alguns métodos para fazer o seu dispositivo ganhar performance

O Halloween passou mas você ainda passa um terror com o desempenho do seu notebook? Calma que nós temos aqui algumas dicas para lhe ajudar. Nessas seis sugestões para ganhar performance com o laptop, cinco delas não tem custo. A que tem um custo é sempre uma grande melhoria, mas nesses tempos de eletrônicos mais caro, é válido pesquisar bem antes de comprar. E ficar atento na Black Friday e aqui no site.

29/10/2021 às 20:00
Notícia

Por que a Apple não incluiu touchscreen ou Face ID no Mac?

Executivos explicam os motivos que levaram a empresa a não adicionar os recursos

Dos cinco passos sem custos, você pode começar a usá-los regularmente, adotando uma "rotina", uma época do ano para realizá-los. Confira

1. Desinstale programas inúteis ou pouco utilizados

Para dar uma olhada nos programas instalados no seu notebook você primeiro precisa acessar as configurações, o que pode ser feito pelo atalho "Windows Key" + "I" ou abrindo o Menu Iniciar. Depois só acessar a parte de aplicativos. Lá você pode conferir tudo que está instalado. No Windows 11 você precisa clicar em aplicativos e recursos.  "Além de ocupar espaço no armazenamento da máquina, esses aplicativos podem preencher a memória RAM, prejudicando o desempenho do sistema. O melhor a fazer é desinstalar programas sem utilidade", conta Moacyr Amorosino, responsável pela fabricante de acessórios para notebooks 2AM.


No Windows 11, clique no botão de três pontos para desinstalar um programa

2. Otimize as configurações de energia do notebook

Quando o notebook estiver operando conectado à fonte de energia é possível obter um desempenho maior. Basta acessar as configurações de energia do laptop e alterar o modo de energia para a opção "mais alto desempenho". Essa opção fica localizada na parte de sistema das configurações.

Continua após a publicidade

3. Realize a limpeza externa da máquina

Os notebooks precisam estar limpos por dentro e por fora para funcionarem da melhor forma. As saídas de ar, por exemplo, são muito importantes para o resfriamento do laptop e mantê-lo funcionando na temperatura adequada. Abrir o notebook pode extinguir a garantia, mas a limpeza externa deve ser feita, periodicamente, na tela, saídas de ar e teclado.

4. Fechar aplicativos em segundo plano

Se você não conta com um SSD, um notebook gamer, muita memória RAM ou um processador mais "parrudo", é recomendável fechar aplicativos que não está usando. Seja para jogar ou abrir outros aplicativos que exigem mais do hardware. Vai jogar um LoLzinho? Fecha o Chrome! "[...] quanto mais aplicativos ativos, mais memória RAM o computador utilizará, impactando diretamente em sua performance", lembra Moacyr. Outra alternativa é acessar o Gerenciador de Tarefas (teclas Ctrl + Shift + Esc, no Windows), verificar os aplicativos em execução e encerrá-los.

5. Desfragmentar a unidade de armazenamento

Outro ponto que ajuda no desempenho do computador de modo geral é a desfragmentação da unidade de disco rígido, uma ferramenta que já vem integrada com o Windows. A fragmentação acontece quando arquivos do disco rígido não são modificados com certa frequência. Dessa maneira, eles acabam sendo armazenados em "partes". Neste ponto, a leitura e gravação acabam ficando mais lentas do que se os arquivos estivessem armazenados em uma única "parte". "Ao realizar a ação de desfragmentar, o usuário torna o computador mais rápido e eficiente. Para realizar o processo, escreva ‘Defrag’ no campo de pesquisa da barra de tarefas. A partir daí, basta selecionar a unidade de disco que você quer otimizar", conclui Moacyr.


Você também pode acessar a opção de desfragmentação clicando com o botão direito sobre o HD e acessando a aba ferramentas

6. Instalar um SSD (caso o seu laptop não tenha)

Algo que dá uma melhora de desempenho (e sobrevida) é a instalação de um SSD. Ao contrário das outras sugestões da lista, essa tem um custo. Seja um modelo SATA ou M.2, a inicialização do computador ou abertura de programa, a instalação de um hardware desses deixa o computador mais rápido.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.