Começa hoje a terceira fase do open banking: veja o que muda no Pix
Créditos: Reprodução/Banco Central/Pixabay

Começa hoje a terceira fase do open banking: veja o que muda no Pix

Os usuários agora poderão realizar compras online via Pix sem abrir o app do banco

O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (29) o início da terceira fase do Open Banking, que foi adiada em dois meses. A novidade desta fase é a possibilidade de realizar compras online via Pix sem que seja necessário abrir o aplicativo do banco.

A ideia inicial era que a terceira fase do Open Banking iniciasse no dia 30 de agosto. Entretanto, bancos e fintechs (instituições que unem serviços financeiros e uso de tecnologia) sofreram com atrasos já na implementação da segunda fase, e por isso solicitaram tempo adicional para preparar a fase seguinte.

Em um comunicado à imprensa, o Banco Central declarou o desejo de tornar o Open Banking viável e seguro.

O Banco Central reforça o seu compromisso para que o open banking alcance os seus objetivos, de forma segura e efetiva para os clientes das instituições participantes, permanecendo vigilante no processo de sua implementação.

 


Divulgação/Caixa Econômica Federal

O que muda no Pix?

28/10/2021 às 17:17
Notícia

Pix: nova fraude mira micro e pequenos empresários

Golpistas se passam por fornecedores e pedem transferências

A principal novidade da terceira fase do processo é o compartilhamento de serviços de transferências pelo Pix entre instituições financeiras. Isso quer dizer que diferentes instituições poderão trocar dados do cliente para realizar um pagamento. Ou seja, caso você queira fazer uma compra online e seu banco ou cartão não esteja catalogado no site, ainda assim será possível fazer o pagamento, já que as instituições da qual você é cliente estarão conectadas.

Continua após a publicidade

Além disso, nas compras com o Pix, o cliente escolherá de qual conta deseja transferir o dinheiro. A plataforma entrará em contato com o banco selecionado e o cliente deverá autorizar para que a compra seja feita, mas sem ser necessário realizar a operação pelo app do banco.

É importante ressaltar que suas informações somente serão compartilhadas no Open Banking se essa opção estiver selecionada no aplicativo de seu banco.


Reprodução/Agência Brasil

O que é o Open Banking?

Open Banking é um sistema financeiro que está sendo implementado em fases. Nele, as instituições financeiras compartilham dados e informações entre si, como forma de possibilitar integrações.

Em fevereiro de 2021, entrou em vigor a primeira fase do Open Banking, que trouxe o compartilhamento de informações sobre produtos, serviços, canais de atendimento e localização de agências.

A segunda fase teve início no dia 13 de agosto, porém inicialmente estava programada para 15 de julho. Esse foi o motivo dos pedidos das instituições financeiras para adiar a terceira fase, que ocorreria também em agosto, o que reduziria o tempo hábil para as mudanças. 

Nessa fase, começou a valer o compartilhamento de cadastros e de transações entre as instituições financeiras.

A quarta fase, que será a última prevista para este ano, terá início a partir de 15 de dezembro. Nela, haverá troca de informações sobre serviços de câmbio, de investimentos, de previdência e de seguros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Agência Brasil, UOL Economia
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.