China anuncia que tem o computador quântico mais rápido do mundo
Créditos: Reprodução / GlobalTimes / University of Science and Technology of China

China anuncia que tem o computador quântico mais rápido do mundo

Máquina é capaz de fazer em milissegundo segundo o trabalho que demoraria 30 trilhões de anos em um PC convencional

A China vem cada vez mais mostrando que é uma das principais protagonistas na indústria mundial de tecnologia, agora o país asiático anunciou seu mais novo feito: o computador quântico mais rápido do mundo. Com o nome referenciando um dos  matemáticos chinês que viveu no século V, o Zuchangzhi 2.1 promete ser até 1 milhão de vezes mais rápido que o Sycamore, que é o processador quântica criado pelo o Google em 2019.

28/10/2021 às 18:56
Notícia

Twitter: ataques a Meghan Markle foram uma campanha coordenad...

83 contas foram responsáveis por 70% dos tweets contra Duquesa de Sussex

Segundo afirmado pelo físico Pan Jianwei, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, ao portal Global Times, uma tarefa de apenas um milissegundo nessa nova máquina da China demoraria cerca de 30 trilhões de anos para ser feita em uma máquina doméstica. Para fim de comparação, o portal PlayCrazyGame aponta o fato de que nem o planeta Terra tem essa idade, existindo apenas cerca de 4,5 bilhões de anos.

Esse feito é impressionante e o poder total do Zuchangzhi 2.1 chama bastante a atenção, isso porque é a primeira vez que a China conseguiu alcançar o lugar de vantagem quântica com um computação quântica supercondutor. Ao todo essa máquina é 10 milhões de vezes mais rápida que o atual supercomputador mais rápido do mundo, além de também superar o processador Sycamore do Google com um desempenho 1 milhão de vezes maior.


Créditos: Reprodução / PlayCrazyGame / University of Science and Technology of China

Com esse novo computador os pesquisadores chineses agora poderão ter uma maior velocidade em trabalhar e pesquisar coisas além dos computadores não quânticos ou clássicos. Entretanto, como apontado pelo pesquisador Yuan Lanfeng ao Global Times, esse tipo de máquina serve apenas para pesquisas e nunca irá substituir os computadores caseiros.

Atualmente a equipe do físico Pan Jianwei já está trabalhando em sua próxima máquina, que será um protótipo de computador quântico baseado em luz chamado de 'Jiuzhang 2.0'. Essa máquina é capaz de detectar 113 fótons, que é um grande avanço em relação ao aparelho anterior, que era capaz de detectar 76, isso é um avanço bastante impressionante, principalmente porque a dificuldade vai sendo aumentada exponencialmente com cada fóton adicional detectado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Global Times, PlayCrazyGames
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.