Número de conversões a gás natural veicular quase dobra em nove meses no Brasil
Créditos: Valterci Santos

Número de conversões a gás natural veicular quase dobra em nove meses no Brasil

Ainda assim falta de padronização dos kit gás pode ser perigoso para os condutoes

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)* – antigo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) —, até setembro mais de 160 mil veículos realizaram a conversão para gás natural veicular (GNV).  O aumento no preço de combustíveis como o álcool e a gasolina – que em alguns estados ultrapassou o valor de R$ 7 por litro no início de outubro – impulsionou a procura pelo GNV em todo o país.

20/12/2018 às 15:45
Notícia

Agora é possível gerar CNH digital sem ir ao Detran ou ter ce...

Ministério das Cidades confirmou que agora verificação pode ser feita com reconhecimento facial

Em comparação com o mesmo período de 2020, esses dados representam uma alta de 88,5%, quando 86.518 carros fizeram a conversão. Mas nem tudo são flores na Ilha das Flores: a Federação Nacional da Inspeção Veicular (Fenive) alerta, no entanto, que apesar dos dados oficiais, para evitar as conversões clandestinas e sem qualquer tipo de critério técnico, a comercialização do GNV ainda depende de um maior rigor nas legislações estaduais.

Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Goiás já contam com legislações específicas que exigem que o motorista comprove o Selo GNV para abastecer o veículo. O presidente da Fenive, Everton Pedroso, explica que o objetivo desse tipo de fiscalização é evitar acidentes e colocar em risco a vida das pessoas. “É muito comum, quando ocorre uma explosão envolvendo um carro abastecido a GNV, verificar irregularidades na documentação do veículo. Ou a instalação do kit GNV era clandestina ou a inspeção veicular não estava sendo realizada com a frequência exigida pela legislação federal”, salienta.

Segundo ele, apesar de não existirem números oficiais sobre a frota clandestina de GNV, em alguns estados brasileiros é possível estimar que os veículos circulando com esse tipo de combustível sejam o dobro do “oficial”, tomando por base o volume de gás comercializado pelas distribuidoras estaduais e a média de consumo da frota circulante. Em pesquisas recentes em postos de combustíveis em todo o Brasil, utilizando a base de dados dos Organismos de Inspeção, constatou-se que cerca de 40% dos veículos que abasteceram estavam irregulares. “O GNV é a alternativa mais barata e que apresenta rendimento superior ao da gasolina e do etanol. Isso representa uma economia no bolso dos motoristas, pois o preço dos outros combustíveis subiu muito”, comenta Pedroso.

Outra vantagem é que alguns estados oferecem descontos em tributos para os carros movidos a gás natural veicular, como o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). Isso ocorre, por exemplo, em estados como o Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso. Este último não com uma legislação para a fiscalização do Selo GNV, o que pode incentivar a instalação de kits GNV irregulares.

Continua após a publicidade

Selo GNV é um documento de porte obrigatório para o proprietário e para o condutor de um veículo movido a gás natural veicular. O selo é atualizado anualmente, após a aprovação na inspeção veicular obrigatória exigida para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A conversão, por alterar as características de fábrica do carro, também exige a nova emissão do Certificado de Registro Veicular, o documento que é emitido na troca de propriedade ou compra de um veículo.

11/01/2018 às 16:56
Notícia

CNH digital passará a ser emitida em fevereiro de 2018

O documento terá o mesmo valor jurídico que o impresso e será criptografado

Fineve, visando a padronização dos Kit Gás, apresentou à diretoria do Inmetro a proposta de desenvolvimento de um software através de um termo de cooperação técnica, que faz a vinculação do kit do GNV à documentação do veículo. Dessa forma, qualquer carro que esteja fora dos padrões de conformidade exigidos pela legislação fica impedido de abastecer com o gás natural veicular, restringindo sua circulação.

* A mudança de nome foi realizada em 16 de setembro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.