Apple é processada na China por vender iPhone 12 sem carregador
Créditos: Divulgação Apple

Apple é processada na China por vender iPhone 12 sem carregador

Justiça aponta que usuário não podem usar o smartphone como ele foi anunciado

Recentemente a justiça brasileira entrou nos holofotes das notícias de tecnologia mundial por causa da ação contra a Apple remover os carregadores da caixa dos iPhone 12, agora a China também pode seguir o mesmo caminho. Isso porque, como apontado pelo Shanghai Law Journal e a Vice, alguns estudantes estão processando a empresa por não enviar uma forma de carregar o modelo da maneira anunciada pela fabricante.

27/10/2021 às 10:37
Notícia

DJI Action 2 é anunciada - 4K 120FPS com design modular e con...

Design modular e compacto é ideal para quem precisa de um produto pequeno e leve, como drones FPV

Eles apontam que o cabo USB-C para Lightning que é enviado pela empresa junto com o smartphone não era compatível com alguns carregadores, o que deixou um dos alunos sem conseguir carregar o seu aparelho. Segundo eles, essa medida da empresa não tem como objetivo a redução de resíduos que foi inicialmente divulgado como o motivo pela fabricante, mas sim servir como uma desculpa para promover ainda mais os carregadores sem fio MagSafe, que gastam mais energia que a solução com fio que vinha anteriormente.

Apesar de entrar com um processo contra a empresa, o pedido dos estudantes na justiça não é algo muito grande, eles pedem que a Apple forneça o carregador para eles, além do pagamento de uma taxa legal de 100 yuans, R$ 90, por quebra de contrato. Se defendendo das acusações, a gigante de Cupertino afirma que não tem nenhum problema com a sua nova política de não enviar carregadores, inclusive com outras empresas chinesas fazendo isso e o governo sancionando essa prática.


Créditos: Zana Latif no Unsplash

Mas os estudantes argumentaram contra essa defesa da Apple, afirmando que é verdade que fabricantes chinesas também vendem modelos sem carregadores na caixa, mas essas empresas tornam isso opcional. O Xiaomi Mi 11, por exemplo, na hora da compra o usuário pode escolher se quer ou não que venha junto um carregador na caixa.

Esse processo ainda está em andamento e não tem como garantir quem será que irá sair vitorioso, nem qual será a possível compensação para a política de não vir o carregador junto na caixa. Mas mesmo que isso acabe com a fabricante dos iPhone perdendo, é de se imaginar que não será isso que fará ela voltar atrás na sua nova política.

27/10/2021 às 12:50
Notícia

Veja o primeiro trailer da animação Lightyear, spin-off da Pi...

Longa deve abordar a história do astronauta que se tornou o famoso Buzz Lightyear

Continua após a publicidade

Como apontado pelo Engadget, esse processo pode até não ser algo muito grande contra essa nova política da empresa, mas mostra que mais gente está infeliz com isso, com novos processos podendo surgir com o tempo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget Fonte: Shanghai Law Journal, Vice
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone DJI Mavic 3 tem qualidade de CINEMA? BELAS IMAGENS em FLORIPA! [4K CINEMATIC]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.