Vinil HD: o que é e como funciona o vinil moderno que promete som de altíssima qualidade
Créditos: Rebeat/Reprodução

Vinil HD: o que é e como funciona o vinil moderno que promete som de altíssima qualidade

Startup Rebeat trabalha em projeto que aprimora em 30% o tempo de duração e qualidade do som

Todo mundo sabe que os discos em Vinil ainda não desapareceram. Atendendo público nicho, que busca uma experiência analógica específica, os discos em Vinil ainda são comercializados por preços elevados. Inclusive, o número de vendas de Vinil aumentou drasticamente em 2021alcançando o feito de superar as vendas dos CDs tradicionaisPara muitas pessoas, pode parecer loucura investir em algo tão antigo, mas para outros o Vinil ainda oferece uma experiência única. Agora, a startup Rebeat está trabalhando para desenvolver o Vinil HD, com promessa de produção ecológica e acréscimo de 30% na duração e na frequência.

O LP será gravado no software The Perfect Groove e após prensagem irá oferecer:

  • Acréscimo de 30% na resposta de frequência, conferindo som de volume mais alto e de maior qualidade.
  • Aumento de 30% na duração do disco, elevando o total de ambos os lados para aproximadamente 1 hora de duração
  • Rebeat garante que o Vinil HD poderá ser tocado nos mesmos aparelhos de som que um Vinil tradicional.
  • Processo de fabricação mais rápido e sem utilização de compostos químicos nocivos para o meio ambiente.

27/10/2021 às 11:20
Notícia

Spotify espera terminar 2021 com 400 milhões de usuários

De acordo com dados da Edison Media Research, o Spotify já é a maior plataforma de podcasts dos EUA

O portal UOL, apurou informações com  Günter Loibl, CEO e idealizador do Vinil HD, que anunciou o projeto em 2016. Segundo Loibl, o novo Vinil seria lançado em 2019, porém a pandemia atrasou os planos. Ele garante que o software The Perfect Groove já está finalizado e em perfeito funcionamento. Entretanto, a startup ainda está aprimorando o processo de corte dos moldes, para a criação de ranhuras perfeitas no disco. No site oficial, a Rebeat promove o Vinil HD como "a merecida beleza analógica do mundo digital". Além disso, a companhia faz um trocadilho com o HD (High Definition) para a leitura Highly Deserved (Altamente merecido)

Como funciona o Vinil HD

De acordo com a Rebeat, o processo de prensagem abandona o banho de sulfamato de níquel (Altamente Tóxico). Primeiro a música é inserida em um software CAD,  nomeado como The Perfect Groove, que converte os sons em um mapa tridimensional, criando os sulcos e ranhuras do disco. Então o mapa topográfico é gravado com uma máquina a laser de alta precisão em uma placa de cerâmica.

Como podemos ver na foto acima, no processo de prensagem a placa de cerâmica substitui a tradicional placa de Laca. De acordo com  Günter Loibl, a placa de cerâmica oferece prensagens precisas, com menor desgaste e uma fidelidade sonora até 50% superior ao modelo de prensagem tradicional.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Uol, HD Vinyl
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.