O que é e como limpar o cache do Android?

Saiba como otimizar seu smartphone através de passos simples

Sendo um usuário de smartphone Android, é possível que você já tenha encontrado com a palavra cache quando pesquisou a respeito da lentidão em seu telefone. Sendo assim, nesta publicação explicaremos o que é cache, o porquê você deveria limpá-lo com alguma frequência e também como fazê-lo. Este processo pode ser importante para liberar um pouco de espaço em seu dispositivo, além de melhorar os problemas de desempenho que o acumulo de cache, às vezes, pode causar

O que é cache? 

Os aplicativos e sites que são acessados nos dispositivos Android, em geral, baixam arquivos temporariamente quando são iniciados pela primeira vez ou de forma regular. Estes arquivos, que podem ser scripts, vídeos, imagens e outros, são armazenados em dados cache para que o carregamento do app ou página da web seja mais rápido na próxima vez em que forem abertos

27/10/2021 às 09:46
Notícia

Histórico do WhatsApp vai poder ser transferido do iOS para A...

Além do mensageiro, SMS, mídias e outros dados também vão poder ser migrados

Nos dispositivos Android existem dois tipos de cache que são possíveis de serem limpos: o dos aplicativos e do navegador. Em geral, o navegador padrão dos dispositivos Android é o Google Chrome, então ele será utilizados aqui como exemplo.  

Por quê limpar o cache? 

Com o passar do tempo, acessamos cada vez mais aplicativos e páginas da web diferentes em nossos dispositivos. Dessa forma, vários serão os caches armazenados em nossos aparelhos, o que poderá causar, além da perda de memória, uma lentidão indesejada. Dependendo do tempo de uso, os caches acumulados podem chegar até a casa dos Gigas de armazenamento. Além disso, é possível que alguns aplicativos e sites não funcionem bem devido ao acumulo de cache. 

Limpar o cache, então, pode ser uma forma de otimizar um pouco o aparelho, o que é sempre bem-vindo, especialmente em dispositivos de entrada ou intermediários. O processo de limpeza pode ser feito com alguns poucos meses de uso. Não sendo, portanto, necessário de realizar diariamente. 

Vale ressaltar que a limpeza de cache não é um processo milagroso que irá turbinar o seu dispositivo. Ela apenas melhorará o desempenho e liberará um pouco de espaço. 

Como fazer a limpeza?  

Para realizar a limpeza do cache dos aplicativos do seu dispositivos Android, basta seguir os passos abaixo. 

Continua após a publicidade

  

Partindo da imagem da esquerda para a direita: 

  • Selecione e segure o ícone do app que deseja limpar o cache e, em seguida, clique no "i" que abrirá as "Informações do aplicativo";
  • Na página seguinte, entre na opção "Armazenamento";
  • Em seguida, será possível perceber a opção "Limpar cache" que, neste caso está no canto inferior direito

No exemplo demonstrado, apenas o aplicativo Facebook tinha de cache cerca de 43 MB de memória. Importante ressaltar que a posição das opções podem variar de acordo com o modelo do aparelho e versão do Android que ele está rodando. Mas, em geral, as opções possuem nomes similares.

Para fazer a limpeza do cache do navegador Google Chrome, siga os passos abaixo. 

 

Partindo da imagem da esquerda para a direita:  

  • Selecione "(...)" no canto superior direito para abrir as opções e, em seguida, vá ao "Histórico";
  • Depois, clique em "Limpar dados de navegação";
  • Na página seguinte, certifique-se de que a opção "Imagens e arquivos armazenados em cache" esteja selecionada e depois vá em "Limpar dados". Pronto! 

 Gostou da dica? Para mais informações a respeito de tecnologia, fique ligado aqui no Mundo Conectado

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: SamMobile
User img

Andre Bassani

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.