Roteiro de Duna foi escrito em um software para MS-DOS
Créditos: Reprodução/Academy Originals

Roteiro de Duna foi escrito em um software para MS-DOS

Eric Roth, roteirista do filme, tem um belo setup com Windows XP, monitor tela plana e teclado bege

A vida imita a arte ou a vida, na verdade, tem medo da arte? Não que Eric Roth, roteirista do filme Duna, tenho medo de uma sociedade que computadores sejam banidos, mas ele sabe dos perigos que um cracker representa para o vazamento de um filme. Ou o roubo de um carro com edições de filmes finalizadas, né, Tom Cruise? 

26/10/2021 às 17:52
Notícia

Sequência de Duna é confirmada para 2023

O filme arrecadou US$ 41 milhões na bilheteria durante o fim de semana de estreia

"É metade superstição, metade medo de mudar", contou Roth para o canal Academy Originals ao explicar o motivo de continuar utilizando o editor de roteiros Movie Master, criado para o MS-DOS 30 anos atrás. "Ninguém pode entrar na internet e roubar isso", disse o roteirista vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 1994 por Forrest Gump. Ou seja, o que Duna e Forrest Gump tem em comum? Apesar dos 27 anos de diferença, ambos foram escritos no mesmo programa e no mesmo sistema operacional. Roth também recebeu indicações ao Oscar por Nasce Uma Estrela, O Curioso Caso de Benjamin Button, O Informante e Munique.

Eric Roth não é o único a utilizar um programa do MS-DOS para escrever suas histórias. George R.R. Martin utiliza o MovieStar para escrever os livros de Game of Thrones. Conforme disse Roth, desse jeito é quase impossível vazar o roteiro ou o livro. Impossível porque ainda há possibilidade de um ladrão cinéfilo invadir a casa e roubar o computador ou cópia impressa do roteiro.

Como Roth não pode enviar arquivos por e-mail do seu "PC Master Race", ele precisa imprimir as 40 páginas (o máximo que a memória aguenta) e enviar para o estúdio. O estúdio então escaneia e desse ponto em diante ele finaliza o roteiro nos computadores da empresa. Para o autor do roteiro de Nasce Uma Estrela o limite de 40 páginas faz com que ele seja mais incisivo nas histórias. "Se eu percebo que não consegui dizer em 40 páginas eu estou com um problema".

Se time que está ganhando não se mexe, porque trocar o Movie Master por programas mais modernos como Final Draft? E se 95% dos roteiristas de filmes e séries utilizam este programa, já conhecemos dois que fazem parte do 5%.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Vice
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.