Microsoft trabalha no Windows 11 SE e em um novo Surface Laptop [RUMOR]
Créditos: Reprodução/Microsoft

Microsoft trabalha no Windows 11 SE e em um novo Surface Laptop [RUMOR]

Portátil com o novo sistema seria uma alternativa aos Chromebooks

O Windows 11 foi lançado no último dia 5 de outubro, mas agora novos rumores dizem que a Microsoft está trabalhando em uma nova versão do sistema operacional, supostamente conhecida como Windows 11 SE, que virá pré-instalada em um novo Surface Laptop voltado para estudantes.

14/10/2021 às 18:54
Artigo

Windows 11: como instalar em qualquer computador, mesmo sem T...

Com a .ISO oficial em mãos, basta criar um registro para pular checagem de requisitos mínimos

Se os rumores estiverem mesmo corretos, este novo Surface Laptop com codinome “Tenjin” pode ser anunciado até o final deste ano e chegará ao mercado para competir diretamente com os Chromebooks no setor de Educação. Muitos estudantes e instituições de ensino optam por Chromebooks no lugar de laptops com Windows por causa do custo mais baixo, mas o novo Surface Laptop pode ajudar a Microsoft a reverter esta situação.

As supostas especificações do novo portátil da Microsoft incluem tela de 11,6 polegadas com resolução de 1366 x 768, processador Intel Celeron N4120 com quatro núcleos, até 8GB de memória RAM. Além disso, ele aparentemente terá teclado “full size” com trackpad, uma porta USB Type-C, uma porta USB Type-A, um conector de 3,5mm para fone de ouvido e o conector de energia. O corpo dele deve ser feito em plástico para reduzir os custos de produção.

Microsoft trabalha no Windows 11 SE e em um novo Surface Laptop [RUMOR]
Microsoft Surface Laptop 4 de 13,5 e 15 polegadas
(Reprodução/Microsoft)

Com relação ao suposto Windows 11 SE, é possível que ele seja apenas um sistema operacional similar ao Windows 10 em Modo S, que aceita apenas os aplicativos da Microsoft Store, os aplicativos pré-instalados, e os chamados Progressive Web Apps (PWAs), mas isso ainda não foi confirmado. 

Outra possibilidade é que o Windows 11 SE será baseado no Windows 11 Enterprise, mas sem a Microsoft Store e com recursos de gerenciamento para restringir o acesso a certas configurações do sistema. Com isso só seria possível instalar os aplicativos pré-aprovados pelos administradores. É importante destacar que nada disso foi confirmado oficialmente pela Microsoft e teremos que esperar para ver se os rumores estão ou não corretos.

No passado a Microsoft chegou a lançar versões do Windows para dispositivos mais acessíveis, como o Windows XP Starter Edition em 2004, o Windows Vista Starter Edition, o Windows 7 Starter Edition, o Windows 8.1 with Bing e o já mencionado Windows 10 em Modo S. Nenhum deles foi realmente bem-sucedido, mas pode ser que isso não se repita com o Windows 11 SE.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin.net, Windows Central, Ars Technica
User img

Fabio Rosolen

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.