Sony mantém estratégia que levou divisão de smartphones a ter lucro depois de anos
Créditos: Divulgação/Sony

Sony mantém estratégia que levou divisão de smartphones a ter lucro depois de anos

Com o novo Xperia Pro-I, marca continua apostando na alta dos preços como forma de tornar sua operação mais rentável

19/10/2021 às 15:30
Notícia

Google oficializa Pixel 6 e Pixel 6 Pro: saiba tudo sobre os ...

Com preços mais baixos que os principais concorrentes, Google espera balançar o mercado de smartphones

Mesmo com a sua participação cada vez mais limitada no mercado de smartphones, a Sony parece estar encontrando uma forma de se tornar lucrativa no segmento.

De acordo com um relatório fiscal deste ano, a empresa registrou uma receita operacional de aproximadamente 254 milhões de dólares (cerca de 27,7 bi de ienes), considerando a linha Xperia. 

Os dados refletem o desempenho obtido ao longo do ano anterior, com fechamento em 31 de março de 2021. Segundo comentário do Xperia Blog, o resultado foi surpreendente inclusive para a própria Sony. 

Na conferência, os executivos destacaram que a performance “superou as expectativas iniciais”. Os principais fatores que impulsionaram essa guinada do prejuízo para o lucro recente foram as diversas medidas de corte de custo empregadas pela empresa, bem como um aumento no valor médio de venda dos smartphones. 

Relatório de vendas Sony Xperia

Esse último ponto é especialmente importante, uma vez que a Sony vendeu menos smartphones do que em períodos anteriores. De acordo com o relatório, foram enviadas 2,9 milhões de unidades de smartphones Xperia ao todo, contra 3,2 milhões de unidades no mesmo período em 2019. 

Ainda assim, cabe destacar que o primeiro quadrimestre teve um desempenho alinhado entre os anos de 2020 e 2021, com remessas de 400 mil unidades de smartphones Xperia cada. 

Continua após a publicidade

Relatório fiscal da Sony

Seguindo com a estratégia vencedora

A mentalidade de aumentar o preço médio dos smartphones parece ter agradado bastante a Sony. O modelo top de linha anterior, o Xperia I Mark III, foi comercializado internacionalmente pelo preço sugerido de 1.099 dólares, acompanhando a alta emplacada por empresas como Apple e Samsung. 

Hoje (26), a empresa revelou o seu mais novo smartphone, o Xperia Pro-I, cujo maior destaque é o conjunto de câmera, composto por três lentes traseiras. A principal de 12MP conta com abertura f/2.0 e f/4.0, sensor Exmor RS de 1 polegada, distância focal de 24mm e campo de visão de 85 graus.

No vídeo promocional, a Sony chama o Xperia Pro-I de “A Câmera”, possivelmente mirando no público que busca uma qualidade próxima à oferecida por equipamentos profissionais, mas com a comodidade do smartphone. 

E o preço por essa tecnologia? Nada menos do que US$ 1.799,99, cerca de R$ 10.000 considerando a cotação atual do dólar, sem contabilizarmos os impostos e custos de transporte. 

Apesar da altíssima tecnologia de imagem e das especificações técnicas imponentes, que incluem um chipset Qualcomm Snapdragon 888, 12 GB de RAM e tela de 120 Hz, o aparelho conta com um design mais tradicional que pode ser um entrave para as vendas, considerando que ele está posicionado em um segmento premium, concorrendo com smartphones dobráveis e outros lançamentos. 

Contudo, teremos de esperar até o relatório fiscal de 2022 para sabermos o quanto essa estratégia funcionará para a Sony. Vale lembrar que a marca deixou o Brasil no ano passado, fechando as suas fábricas em Manaus e deixando de comercializar diversos produtos. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Xperia Blog Fonte: Sony
User img

Igor Pankiewicz

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.