Veja imagens incríveis da chuva de meteoros Oriônidas que aconteceu em Santa Catarina
Créditos: Reprodução / Meteoros Monte Castelo SC / JJS/SC

Veja imagens incríveis da chuva de meteoros Oriônidas que aconteceu em Santa Catarina

Aparição é por causa de detritos do do cometa Halley

Na última sexta-feira, dia 22 de outubro, uma chuva de meteoros foi flagrada no céu de Monte Castelo, no norte do estado de Santa Catarina. Ao todo, cerca de 30 astros foram flagrados aparecendo no céu do município, o evento foi transmitido ao vivo através do Youtube.

26/10/2021 às 11:50
Notícia

Japão está tendo dificuldade para eliminar o uso de disquetes...

Regiões administrativas de Tóquio ainda utilizam mídia física para armazenar informações sobre funcio...

O que chama a atenção nessa chuva de meteoros é que ao menos nove desses astros fazem parte da da chuva de meteoros "Orionidas", que, como afirmado pelo astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Jocimar Justino ao portal G1, é causada por detritos do cometa Halley.

O famoso cometa só passa pela terra a cada 76 anos, mas a passagem dele deixa um rastro de detritos, que são visíveis na terra duas vezes por ano, uma em maio e outra em outubro. A última passagem do cometa Halley na Terra foi em 1986 e ele deve voltar a passar na Terra 2061 e será visível no céu catarinense.

Infelizmente sexta-feira não era o melhor dia para ver essa chuva de meteoros, porque, como apontado por Justino, "os períodos de maior intensidade são dias próximos aos dias de pico. Alguns dias antes e alguns dias depois.” O pico do evento aconteceu entre quarta e quinta-feira da semana passada, mas o clima estava fechado nesses dias e acabou atrapalhando a observação da chuva de meteoros.

As imagens do evento foram feitas pela câmera JJS2 da estação de monitoramento de meteoros JJS/SC, que é associada à Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) durante uma live realizada pelo canal Meteoros Monte Castelo SC no Youtube.

Continua após a publicidade

26/10/2021 às 11:30
Notícia

As 100 melhores séries do século XXI, segundo a BBC

The Wire, Mad Men e Breaking Bad estão no topo da lista

Esse avistamento não chega a ser algo raro, no canal ‘Meteoros Monte Castelo SC’, criado pela estação de monitoramento de meteoros JJS/SC, é possível ver diversos outros astros capturados pelas câmeras, assim como a Estação Espacial Internacional. Também é possível ver registros de meteoros do Brasil inteiro através do site do Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), que também conta com um site para com que as pessoas possam relatar avistamento de astros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Meteoros Monte Castelo SC / JJS/SC, G1
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.