Windows XP completa 20 anos e ainda é usado em 9 milhões de PCs
Créditos: Reprodução/TechnoCrazed

Windows XP completa 20 anos e ainda é usado em 9 milhões de PCs

Sistema operacional foi lançado em 25 de outubro de 2001

Lançado em 25 de outubro de 2001, o Windows XP completou 20 anos nesta semana. O sistema operacional chamou a atenção inicialmente por seu visual colorido e interface bem diferente em comparação com as versões anteriores. O Windows XP foi um dos sistemas operacionais mais populares da Microsoft e mesmo com o fim do suporte em 2014, ele ainda é utilizado em milhões de PCs.

Windows 10 completa cinco anos - veja
evolução do Sistema Operacional

Embora muitos lembrem do Windows XP como um dos melhores sistemas operacionais da Microsoft, já que ele deixou de lado o kernel 9X em favor do NT, mais estável, para usuários domésticos, a coisa não é bem assim. O sistema sofreu com diversos bugs e falhas de segurança após o seu lançamento, o que fez com que tanto ele como a Microsoft fossem alvo de muitas críticas. Os requisitos de sistema consideravelmente altos em comparação com os do Windows 98/98Se e Windows 2000, por exemplo, também foram alvo de críticas por parte de muitos usuários.

Windows XP completa 20 anos e ainda é usado em 9 milhões de PCs
Bill Gates apresentando o Windows XP
(Reprodução/Mario Tama/Getty Images)

A situação melhorou um pouco com o lançamento do Service Pack 1, mas os problemas de segurança eram tantos que Bill Gates escreveu o famoso memorando que levou a Microsoft a se focar mais na segurança de seus produtos, com um resultado disso sendo o “Windows XP Service Pack 2 with Advanced Security Technologies”.

O Service Pack 2 do Windows XP introduziu a Central de Segurança, um firewall melhorado e muito mais. Com o lançamento do Service Pack 3 o sistema operacional já estava bem maduro, mas ainda assim ele continuou enfrentando diversos problemas de segurança. Em 2019, anos depois do fim do suporte, a Microsoft disponibilizou uma correção de emergência para o sistema operacional visando mitigar a vulnerabilidade CVE-2019-0708 explorada pelo ransomware WannaCry, que infectou milhões de PCs.

Windows XP completa 20 anos e ainda é usado em 9 milhões de PCs
Reprodução/Cover Century

Embora o Windows XP não seja mais suportado oficialmente pela Microsoft, dados da empresa Statcounter mostram que em setembro de 2021 o sistema operacional ainda tinha uma fatia de mercado de 0,59%, indicando que ainda está presente em 9 milhões de PCs. Já a NetMarketShare afirma que em setembro deste ano a fatia de mercado do sistema operacional era de 0,26%.

Windows XP completa 20 anos e ainda é usado em 9 milhões de PCs
Reprodução/Statcounter

Continua após a publicidade

A Microsoft recomenda que os usuários de versões antigas do Windows migrem para uma versão mais recente que ainda seja suportada pela empresa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TudoCelular
User img

Fabio Rosolen

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.