Conheça como funciona o "carro das multas" que circula em São Paulo
Créditos: Reprodução/Revista Carro

Conheça como funciona o "carro das multas" que circula em São Paulo

Veículos usam câmeras para reconhecer dados das placas nas vagas de Zona Azul

Para quem achava divertido ver os carros do Google Maps dirigindo pela cidade, agora precisa ter cuidado. Em São Paulo, veículos adesivados da CET-SP, estão transitando pela cidade com câmeras fixadas no teto para controle das vagas da Zona Azul. Tais carros "Dedos-duros" utilizam as câmeras para acessar as informações das placas do carros e verificar a regularidade do veículo na vaga estacionada.

Os "carros da multa", como estão sendo chamados, são operados pela Estapar, empresa que gerencia os estacionamentos na cidade de São Paulo, desde dezembro de 2020. São 80 veículos com câmeras circulando pelas ruas. Os modelos utilizados pela empresa para a fiscalização são: Hyundai HB20, Fiat Uno, Fiat Mobi e Renault Kwid. As câmeras instaladas no teto dos carros utilizam sistema de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR). Os dados obtidos pela leitura são enviados para uma central de informações em tempo real, que confere se as placas estão associadas ao sistema da Zona Azul, além de analisar o tempo de uso disponível para o veículo.

Câmeras identificam irregularidades através das placas e informam os fiscais

Dessa forma, o fiscal é informado de qualquer irregularidade presente nas vagas. Além de confirmar se as informações obtidas pelas câmeras são verdadeiras. Caso o fiscal confirme a irregularidade, os dados são enviados para a CET-SP, e a multa devida será aplicada.

Segundo informações divulgadas pela Estapar, a tecnologia OCR no momento está sendo apenas utilizada para a fiscalização das vagas de estacionamento na Zona Azul. Porém, também existe a possibilidade de aplicar tal tecnologia para identificação de veículos roubados. 

Estacionamento irregular é infração grave

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar veículo em vagas de Zona Azul de forma irregular é considerado uma infração grave, que resulta em 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de uma multa no valor de R$195.23.

Até o momento os "carros da multa" estão presentes apenas na cidade de São Paulo, mas não será surpresa alguma se eles começarem a surgir em outras grandes capitais do território brasileiro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Uol
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.