Estudo do Twitter mostra que posts políticos de direita têm maior alcance na rede
Créditos: Divulgação/Twitter

Estudo do Twitter mostra que posts políticos de direita têm maior alcance na rede

Empresa realizou pesquisa e diz que irá investigar a razão da amplificação do algoritmo

A equipe de Ética, Transparência e Accountability em Machine Learning (META, na sigla em inglês) do Twitter publicou o resultado da pesquisa sobre o uso do algoritmo da rede social em conteúdos políticos. Realizado com políticos de sete países — Alemanha, Canadá, França, Espanha, Estados Unidos, Japão e Reino Unido —, o estudo mostrou que conteúdos de direita são mais amplificados pelo algoritmo no feed de Tweets populares. Entretanto a empresa não sabe explicar o motivo disso.

22/10/2021 às 13:05
Notícia

Xiaomi deve lançar smartphone 11 Lite NE no Brasil na próxima...

Em teaser no Twitter, marca promete evento online e ao vivo para o dia 28 de outubro. Confira as poss...

Um dos objetivos da pesquisa, além de entender o próprio algoritmo, é deixar a rede social mais democrática, mitigando uma possível desigualdade na amplificação de tweets de diferentes espectros políticos. O Twitter possui duas opções de feed: a tradicional, que mostra os tweets mais recentes, e a que mostra os tweets mais populares, baseados na interação do usuário com outras contas.

O estudo avaliou tweets de políticos de 1º abril de 2020 até 15 de agosto de 2020. Para identificar o posicionamento desses políticos, os pesquisadores usaram as informações dos sites oficiais dos partidos, não se baseando no que era publicado na rede social. Uma das descobertas da pesquisa é que os posts dos recém-eleitos, independente do seu espectro, eram mais amplificados.

Com exceção da Alemanha, os outros seis países apresentaram a tendência de políticos de direita terem o seu conteúdo mais amplificado. Ainda assim, políticos com uma mesma posição apresentaram resultados diferentes no alcance dos seus tweets. Em um primeiro momento, essa diferença mostra como é mais complicado entender o motivo deste comportamento do algoritmo do Twitter. Conforme destacado pelos autores, a amplificação é resultado da interação entre as pessoas e a plataforma. A equipe liderada pela engenheira de software Rumman Chowdhury irá se aprofundar nessa pesquisa para de fato compreender se é necessário uma correção no algoritmo.

04/10/2021 às 14:11
Notícia

Tesla vende 241.300 carros em três meses enquanto outras fabr...

Fabricante comemorou o feito através do seu Twitter oficial

Continua após a publicidade

META também compartilhará dados e a metodologia usada para pesquisadores que desejam recriar os resultados. E também criar um debate para ver as hipóteses dessa amplificação.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Twitter
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.