Apple solicita registro de patente com tecnologia que pode ser usada em drones
Créditos: Alessio Soggetti no Unsplash

Apple solicita registro de patente com tecnologia que pode ser usada em drones

Documentos indicam que a empresa está investindo na área de conexão de UAVs durante o vôo

A Apple pode estar expandindo sua área de atuação para drones em breve, ao menos é o que sugere uma nova patente da empresa publicada ontem. Os documentos não sugerem que a fabricante pretende lançar seu próprio drone, mas neles é possível deduzir que de alguma forma a empresa está preparando tecnologias focadas para veículos aéreos não tripulados (UAV).

22/10/2021 às 10:21
Notícia

China transforma caças de guerra de 1950 em drones não tripul...

O Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular publicou duas imagens das aeronaves e...

O registro publicado ontem no US Patent and Trademark Office lista uma tecnologia da Apple Inc. intitulada de “Sistemas e métodos para usar sistemas aéreos não tripulados em redes celulares”. Que tem uma descrição bastante técnica mas que indica soluções da empresa para a conexão de drones em uma rede 3GPP, permitindo a operação e controle de sistemas 5G através desse tipo de conexão.

“Os sistemas e métodos fornecem serviços de provisionamento para um sistema aéreo não tripulado (UAS) em uma rede 3GPP, permitindo a comunicação para comando e controle em sistemas 5G e permitindo o serviço UAS para identificação e operação em um sistema 3GPP. “ - Afirma a Apple no resumo da sua patente.

Créditos: Reprodução / PatentlyApple

O texto apresentado pela Apple é bastante técnico, mas descreve um sistema que permitirá controlar as aeronaves através dessas redes, sem nenhuma necessidade do aparelho estar ao alcance do controle dele. Como apontado pelo DroneDJ, a gigante de Cupertino nunca investiu nesse tipo de tecnologia ou solução antes, então faz sentido presumir que, cedo ou tarde, ela irá usar essa tecnologia.

Mas usar e lançar essa tecnologia não necessariamente significa que a empresa irá construir seu próprio drone, isso porque é um mercado com grande concorrência e parece que a fabricante está feliz com a venda do DJI UAV no seu site, que usa os aparelhos iPad e iPhone como controlador. O que é sugerido por alguns sites é que essa tecnologia vinha sendo produzida pela área de modems de 5G da Intel, que foi adquirida pela Apple em 2019, o que significaria que a gigante de Cupertino não tem interesse em lançar seu próprio drone, mas quer aproveitar a tecnologia já desenvolvida.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: US Patent and Trademark Office, DroneDJ, PatentlyApple
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.