Pandemia e reuniões em vídeo fizeram busca por plásticas e botox aumentar
Créditos: 6 Minutos UOL

Pandemia e reuniões em vídeo fizeram busca por plásticas e botox aumentar

O transtorno foi apelidado de Zoom Dismorfia

De acordo com pesquisas realizadas por uma dermatologista e professora na Harvard Medical School, o aumento do uso de videoconferências na pandemia e o aumento da procura por procedimentos estéticos recentemente estão interligados. Shadi Kourosh e seus colegas descobriram que o desejo por cirurgias plásticas e outros serviços relacionados à aparência seriam justificados pela preocupação com o visual nas câmeras.

Segundo as pesquisas, ficar se olhando em videochamadas durante uma boa parte do dia e noite durante a pandemia estaria causando problemas na autoimagem das pessoas. Nessa situação, procedimentos como botox, preenchimento e cirurgias seriam procurados. Essa dismorfia corporal causada pelas videoconferências, então, ganhou o nome de Zoom Dismorfia.

Além disso, esse transtorno não seria algo que some com a volta das atividades presenciais. A pesquisa com mais de 7.000 pessoas confirma que a Zoom Dismorfia permanece causando prejuízos para a saúde mental mesmo com o "fim" do isolamento. O tempo gasto no Zoom também influencia no grau de distorção da autoimagem, ou seja, quem passa mais tempo em plataformas como o Zoom acaba tento a auto percepção ainda mais piorada e mais ansiedade.

No entanto, deve-se lembrar que a câmera distorce a imagem que vemos no vídeo produzido. Alguns exemplos são olhos menores, nariz maior e até rosto torto - tudo isso por causa da lente da máquina que estiver usando (câmera, celular, webcam, etc.)

O estudo que coletou essas informações deve ser publicado no International Journal of Women's Dermatology, mas não é a primeira vez que algo desse tipo aparece na vida dos internautas. Outro exemplo seria a Snapchat Dismorfia que, em 2015, representava o desejo das pessoas que usavam a rede social de ficarem parecidas com os filtros utilizados nas fotos.

O que muda aqui é que no Snapchat tinha-se noção da existência de um filtro, enquanto a Zoom Dismorfia ataca diretamente a aparência real de uma pessoa. De acordo com a Professora e dermatologista Shadi Kourosh, o melhor remédio para a atual situação é a conscientização.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TiltUOL
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.