Preço de automóveis usados sobe e IPVA deve ficar mais caro em 2022
Créditos: Assobrav

Preço de automóveis usados sobe e IPVA deve ficar mais caro em 2022

Preços de automóveis "zero" subiram 19,9% entre fevereiro de 2020 e julho de 2021

O próximo ano não deve ter notícias muito boas para quem possui carros. De acordo com a situação recente, a tendência é que o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) fique mais caro e, seguindo 2021, os preços de carros novos e usados também subam.

O cálculo do IPVA é realizado sobre o valor venal médio do veículo, estimativa que o Poder Público realiza sobre o preço de determinados bens, enquanto as alíquotas variam de acordo com o tipo de carroceria e combustível em cada Estado. O que deixa a situação mais complicada é que os preços de automóveis zero-quilômetro subiram 19,9% entre fevereiro de 2020 e julho de 2021, de acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). 

Considerando carros usados, independente do ano ou modelo, os valores também subiram 24,4% no mesmo período.

Os valores venais para o IPVA de 2022 ainda não foram divulgados oficialmente, mas o UOL Carros, por exemplo, já fez uma estimativa de quanto o importo sobre automóveis pode subir. Considerando cinco dos automóveis mais vendidos do Brasil, a expectativa é que haja uma mudança de 8% até 28% dos valores, com alíquota de 4%. Os carros selecionados, todos flex, foram:

12/10/2021 às 17:55
Notícia

Redução do ICMS em São Paulo para carros elétricos não deve l...

Segundo consultor, incentivo à eletromobilidade precisa de apoio nacional

- Jeep Renegade Sport Flex 2017 - 22,84%
- Hyundai HB20 Sense 2020 - 26,50%
- Fiat Argo 1.0 2018 - 28,11%
- Chevrolet Onix 1.4 LT Manual 2013 - 28,33%
- Volkswagen T-Cross Comfortline 2020 - 8,31%

O aumento de preço de carros usados e do IPVA tem várias justificativas nesse momento. A primeira delas é a falta de componentes eletrônicos no mercado somada ao aumento do custo de matérias-primas como aço e alumínio. O que também falta são carros zero-quilômetro para serem adquiridos, o que faz os compradores buscarem os usados - e, de acordo com a lei da oferta e demanda, é lógico que os preços subam se a demanda cresce .

Continua após a publicidade


 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: UOL
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.