Suporte para apps do Android no Windows 11 chega ao Programa Windows Insider
Créditos: Reprodução/Microsoft

Suporte para apps do Android no Windows 11 chega ao Programa Windows Insider

No momento o recurso só está disponível para usuários nos EUA

A Microsoft anunciou hoje que o suporte para aplicativos do Android no Windows 11 já está disponível para os participantes do Programa Windows Insider que optaram pelo canal de distribuição Beta. O problema é que no momento isso só está disponível para usuários nos Estados Unidos.

14/10/2021 às 18:54
Artigo

Windows 11: como instalar em qualquer computador, mesmo sem T...

Com a .ISO oficial em mãos, basta criar um registro para pular checagem de requisitos mínimos

O suporte para apps do Android foi um dos recursos destacados pela Microsoft quando o Windows 11 foi apresentado oficialmente em junho passado, mas os usuários ficaram decepcionados ao ver que ele não estava disponível no sistema operacional lançado no último dia 5 de outubro.

De acordo com a Microsoft, a execução de apps e jogos do Android no Windows 11 será “familiar, sem esforço e integrada”. Os usuários poderão executar os aplicativos lado a lado com a ajuda do recurso de organização de janelas do Windows 11, poderão fixá-los na barra de tarefas ou no menu Iniciar e poderão interagir com eles usando o mouse, uma tela sensível ao toque ou uma caneta como a Surface Pen.

Os usuários também poderão alternar entre os diferentes apps abertos usando o atalho de teclado Alt + Tab, poderão visualizar notificações na Central de Notificações do Windows e até mesmo copiar conteúdo da área de transferência para um app do Android, como um link, por exemplo.

Suporte para apps do Android no Windows 11 chega ao Programa Windows Insider
Matchington Mansion (Android), Microsoft Word (Win32), Pinterest (PWA)
e Gimp (Windows Subsystem for Linux) executados lado a lado no Windows 11
(Reprodução/Microsoft)

Para os participantes do Programa Windows Insider interessados em testar o suporte para a execução de aplicativos do Android no Windows 11, a Microsoft destacou os seguintes requisitos:

- PC com o build mais recente do Windows 11 disponível no canal Beta do Programa Windows Insider com hardware que atenda aos requisitos mínimos da Microsoft.

Continua após a publicidade

- Suporte para virtualização habilitado no BIOS/UEFI do PC (nome da opção varia de acordo com a placa-mãe).

- A região do PC deve estar obrigatoriamente definida como Estados Unidos.

- É necessário ter uma conta da Amazon baseada nos Estados Unidos para usar a Amazon Appstore.

Se o PC atende aos requisitos mencionados acima, basta acessar a Microsoft Store, baixar e instalar a versão mais recente do Windows Subsystem for Android (1.7.32815.0) disponibilizada hoje e a Amazon Appstore poderá ser acessada a partir do menu Iniciar.

Com relação ao conteúdo disponível, os participantes do Programa Windows Insider poderão instalar jogos, aplicativos como o Kindle (imagem abaixo) e o Comics, e conteúdo para crianças como o Khan Academy Kids e o Lego Duplo World.

Suporte para apps do Android no Windows 11 chega ao Programa Windows Insider
Kindle para Android rodando no Surface Pro X
(Reprodução/Microsoft)

Como nem tudo são boas notícias, a Microsoft também listou alguns problemas conhecidos. Por exemplo, a Microsoft Store não exibe informações de avaliação de apps da Amazon Appstore, bloqueadores de anúncios podem interferir com o processo de login na Amazon Appstore, as opções de acessibilidade ainda não foram habilitadas na Amazon Appstore, PCs baseados em ARM64 podem ter problemas de exibição em certos apps ou problemas de conectividade de rede celular, e o desempenho pode variar dependendo da quantidade de apps abertos.

Os usuários do Windows 11 lançado no último dia 5 de outubro interessados em testar o suporte aos apps do Android podem ingressar no Programa Windows Insider facilmente acessando o aplicativo Configurações como mostrado no vídeo abaixo. As instruções do vídeo são para o Windows 10, mas os passos são similares no Windows 11:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Microsoft (1), Microsoft (2)
User img

Fabio Rosolen

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.