A Alibaba é uma das maiores empresas de tecnologia da China e por consequência de todo o mundo, por causa disso a empresa consome um nível bastante alto de processadores x86 e outras tecnologias de outras empresas. Mas, assim como outras gigantes da indústria, o grupo chinês está querendo uma maior independência, desenvolvendo os seus próprios SoCs baseados na arquitetura ARM.
Facebook estuda mudar de nome nas próximas semanas
Empresa deve seguir os passos da Google com a Alphabet
Como informado pelo Tom’s Hardware (Via CnTechPost), o chipset deve se chamar Yitian 710 (Etian 710) e será o primeiro da indústria a ser baseado em Armv9 com um total de 128 núcleos, fabricando em um nó de 5 nm e operando em uma frequência de até 3,20 GHz. Ao todo ele possui oito canais de memória DDR5 e 96 pistas PCIe 5.0, oferecendo com isso uma grande largura de banda para os núcleos de alto desempenho do modelo.
A Alibaba afirma que o seu SoC é capaz de atingir uma pontuação inteira de 440 pontos no SPECint 2017, que é comparável ao desempenho de um servidor de dois soquetes alimentados pelo Intel Xeon Platinum 8362, que apresenta um total de 64 núcleos a 2,80 GHz. O Yitian 710 apresenta um total de 60 bilhões de transistores, que torna ele um dos SoCs mais complexos já feitos, superando, por exemplo, o NVIDIA A100, que possui 54 bilhões de transistores.
Créditos: Reprodução / T-Head
O chipset está sendo produzido pela T-Head, uma fabricante de semicondutores que a Alibaba é a proprietária integral, que anunciou o modelo oficialmente ontem, dia 19 de outubro. A solução da gigante chinesa é bastante promissora e chama bastante a atenção, mas ela não deve concorrer com produtos AMD, Intel e Ampere, isso porque eles serão usados exclusivamente pelo Alibaba.
“Pretendemos usar os chips para apoiar negócios atuais e futuros em todo o ecossistema do Grupo Alibaba."
- afirmou o presidente da Alibaba Cloud Intelligence e chefe do braço de pesquisa da Alibaba Damo Academy, Jeff Zhang, ao Time.
Esse é o terceiro chip fabricado pela T-Head desde a sua fundação em 2018 e vem para ser o SoC mais avançado já produzido na China, mas algumas informações não são confirmadas pela empresa. A fabricante não informa como é o núcleo Armv9 personalizado dele e nem quem é a fundição responsável pela produção do nó de 5 nm.
Novo MacBook Pro e AirPod 3 mais caros do mundo são os vendid...
Comparação de preços entre diversos países mostra como o produto chega com valores absurdos ao país
De qualquer forma, a Alibaba está se juntando a gigantes como a Google e AWS (Amazon Web Services) no desenvolvimento de SoCs proprietários, procurando com isso diminuir não apenas os custos dos seus data centers e servidores, mas também a dependência de empresas como AMD e Intel.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: T-Head, CnTechPost, TomsHardware, Times