Piloto de drone tentará resgatar cães cercados por lava de vulcão na Espanha
Créditos: Reprodução/ Reuters

Piloto de drone tentará resgatar cães cercados por lava de vulcão na Espanha

O operador terá apenas quatro minutos para atrair os cães e tirá-los do perigo

O operador de drones espanhol Jaime Pereira, presidente da operadora de drones Aerocamaras, recebeu autorização para resgatar três cães que ficaram presos perto do vulcão La Palma, que está em erupção. Ele vai tentar salvar os animais com um drone, juntamente com uma rede. O intuito é atrair os animais em quatro minutos, a fim de ter bateria o suficiente para atravessar as lavas.

Os animais presos foram identificados pelos drones e estão sendo alimentados por comidas que os próprios pilotos estão mandando durante os voos. No entanto, o lugar é de extremo risco e os três cães correm risco de vida. Avaliando a situação, na última terça-feira, dia 19, o governo cedeu a permissão para a tentativa de resgate. 

Os cachorros estão presos em um quintal abandonado, que já está coberto de cinzas vulcânicas. Apesar de haver o conhecimento de que eles estão lá há semanas, ainda não houve uma atitude para resgatá-los. Aeronaves tripuladas, como helicópteros, estão proibidas de voar na área, devido ao fluxo de gases quentes, que pode danificar os motores e por em risco a vida dos passageiros.

Portanto, uma boa maneira é usar aeronaves que não são tripuladas, como os drones. Esses equipamentos já estão sobrevoando a área e levando alimento para os cães, durante todos os dias que eles estão presos. A grande dificuldade é no tempo de autonomia dos equipamentos. Jaime Pereira explica que o plano é enviar um drone de 50kg, com uma rede ampla para tentar capturar os cães, um por vez. Depois disso, eles devem ser levados para cerca de 450m de distância do fluxo da lava. 

"É a primeira vez que um animar está sendo resgatado com um drone e a primeira vez que ele tem que ser capturado", informa Pereira. Ele ainda complementa dizendo "se esta é a última opção que os cães têm, então vamos fazer isso." 

Todo o processo de atrair os cães deve ser feito em quatro minutos. Para sair da área o mesmo tempo também estará disponível, totalizando oito minutos. "Não queremos ficar sem bateria quando estivermos voando sobre a lava" explica o piloto responsável pelo resgate. Apesar dos testes estarem sendo bem sucedidos, a operação vai depender de como os animais irão reagir ao drone, que pode assustá-los. Eles estão se alimentando menos, o que pode significar que estão mais fracos. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Uol
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.