Vendas de smartphones caíram 6% no terceiro trimestre de 2021
Créditos: Divulgação/Samsung

Vendas de smartphones caíram 6% no terceiro trimestre de 2021

Principal causa foi a escassez de componentes gerada pela pandemia da COVID-19. Veja quem vendeu mais

19/10/2021 às 10:00
Notícia

realme GT Master Edition é lançado oficialmente no Brasil + p...

Modelo tem 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e conta com a nova tecnologia de Expansão de Memória ...

Segundo relatório publicado no dia 15 pela empresa de análise de mercado Canalys, o terceiro trimestre de 2021 foi marcado por uma queda significativa de 6% nas vendas de smartphones ao redor do mundo. 

De acordo a Canalys, isso é um reflexo direto da pandemia da COVID-19, uma vez que a redução nas remessas de celulares foi ocasionada em grande parte pela dificuldade que as fabricantes estão tendo em atender a demanda, dada a escassez de componentes. 

O analista Ben Stanton destacou que “fome pelos chipsets chegou para valer”. Para Stanton, a indústria de smartphones está lutando para maximizar a produção dos dispositivos da melhor forma possível. 

As fabricantes de chipsets vêm aumentando seus preços para desincentivar encomendas excessivamente grandes, em uma tentativa de regular oferta e demanda. Ainda assim, o analista destaca que a falta de componentes não deve melhorar antes de meados de 2022. 

Dados de vendas de smartphones

O resultado direto desse ambiente é um aumento generalizado dos preços de smartphones ao redor do mundo, com custos de produção e de frete sendo repassados cada vez mais aos consumidores. 

O analista da Canalys afirmou ainda que os estoques de muitos canais estão baixos, algo bastante preocupante principalmente quando consideramos as chegadas das comemorações de fim de ano e datas como a Black Friday, muito tradicional no mercado ocidental. 

Continua após a publicidade

Diante desse cenário, a expectativa é de que os descontos sejam bem menos agressivos em comparação com anos anteriores. Muitas marcas devem inclusive recorrer a estratégias diferentes, como bundles de smartphones e wearables como forma de incentivar as vendas, ao mesmo tempo em que oferecem descontos mais conservadores. 

Os campeões de vendas

O levantamento da Canalys também apontou quais empresas lideraram as vendas de smartphones no período (terceiro trimestre de 2021). Segundo a fonte, a Samsung foi a campeã de vendas, com 23% de participação, mantendo o mesmo desempenho em relação ao ano anterior. 

A Apple conquistou a segunda colocação, com uma participação de 15%, possivelmente impulsionada pela alta demanda dos novos iPhone 13, cuja linha é composta pelos modelos iPhone 13 mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Isso representa uma alta de 3% em comparação com 2020. 

Na terceira colocação, a Xiaomi foi responsável por 14% das vendas mundiais, igualando o desempenho do ano anterior. Por fim, Vivo e OPPO ocuparam a quarta e a quinta posições, respectivamente, com uma participação de 10% cada, sobre as vendas do terceiro trimestre de 2021. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Canalys
User img

Igor Pankiewicz

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.