Instagram está preocupado com a perda de usuários jovens
Créditos: Reprodução/Facebook

Instagram está preocupado com a perda de usuários jovens

Relatório interno mostrou que a empresa gastou uma grande porcentagem com publicidade para jovens

De acordo um relatório interno do Facebook, divulgado primeiramente pelo The New York Times, a companhia de Mark Zuckerberg estava preocupado em perder seu público adolescente no Instagram. Para resolver essa situação, uma grande porcentagem do orçamento para publicidade foi direcionado para campanhas com o público menor de idade.

15/10/2021 às 13:47
Notícia

Facebook está desenvolvendo um algoritmo capaz de rastrear tu...

Projeto Ego4D já conta com 2.200 horas de filmagens realizadas com 700 voluntários

Esse relatório foi produzido em 2018 e no mesmo período o Facebook já tratou de redirecionar o orçamento para atingir o público adolescente. Um memorando da empresa, também divulgado pelo The New York Times, traz um trecho que diz "se perdermos a força com público adolescente nos Estados Unidos, todo nosso planejamento será perdido".

Por mais que o Instagram seja muito popular, outras redes sociais sempre surgem e o público adolescente, que não é apenas o futuro de uma nação, mas das redes sociais dominantes, pode sempre seguir para a novidade, como o Tik Tok e seus vídeos curtos de dancinhas e outros virais. Além claro de reviver outras redes. O Snapchat pode ter "morrido" para muitas pessoas que o utilizaram em 2014-2017, mas ele ainda é popular com os adolescentes (é sempre melhor estar nos lugares onde os seus pais não estão. Certo, Gen Z?). 

Neste ano Mark Zuckerberg gastou 390 milhões de dólares com campanhas para o público adolescente. Convertendo para reais, o Facebook gastou R$ 2,15 bilhões com publicidade somente para menores de idade. No último mês o The Wall Street Journal divulgou uma pesquisa feita pelo próprio Facebook cujos resultados mostravam que a empresa sabia do impacto negativo na saúde mental causado pelo Instagram. A empresa se defendeu dizendo que os dados foram mal-interpretados. Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, foi a responsável pela "delação". Ela testemunhou neste mês perante o congresso americano sobre práticas da empresa para promover a desinformação e polarização da sociedade. Segundo Haugen, a companhia tem a capacidade de combater esses problemas, mas opta por não fazer pois prioriza o lucro.

Instagram Kids: projeto adiado 

13/10/2021 às 17:10
Notícia

Como compartilhar músicas do Deezer nos Stories do Facebook

Ferramenta está disponível para assinantes e conta com teste para não-assinantes

Continua após a publicidade

Em março de 2021, o Facebook anunciou o projeto de um Instagram para crianças. No fim de setembro, pouco depois do vazamento de um relatório interno que mostrava que a rede social era prejudicial para menores de idade, a empresa anunciou que o projeto foi adiado. A ideia por trás dessa nova rede social era proteger as crianças. Apesar de existir outros métodos mais seguros para proteger esse público do que uma rede social para menores de 13. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.