Microsoft está trabalhando em processador próprio para a linha Surface
Créditos: Divulgação Microsoft

Microsoft está trabalhando em processador próprio para a linha Surface

SoC deve ser feito com núcleos Cortex-X1 e com uma GPU mRDNA 2

O sucesso do Apple M1 despertou um interesse das fabricantes em fazerem seus próprios chipsets, como o já anunciado Tensor, feito pela Google em parceria com a Samsung. Alguns rumores antigos apontam que a Microsoft também deve embarcar na construção de um novo chipset próprio baseado em ARM, agora novas vagas de emprego publicadas pela empresa sugerem que ela realmente está desenvolvendo seu chip.

16/10/2021 às 16:39
Notícia

Downgrade: como desinstalar o Windows 11 e voltar para o Wind...

Você pode fazer isso se não gostou do Windows 11 agora, ou se ele apresentou algum problema

Essa informação foi primeiro localizada pelo portal HotHardware, que encontrou uma vaga de Diretor de Arquitetura SoC no LinkedIn da gigante de Redmond. Além de confirmar que a empresa está realmente fazendo seu próprio SoC, o anúncio também dá a entender que esse hardware está sendo feito para equipar os futuros aparelhos da linha Surface.

Como apontado pelo PhoneArena, essa vaga vai de encontro com alguns rumores mais recentes que apontam que a Microsoft está trabalhando com a AMD em um processador de notebooks, buscando trazer uma melhoria significativa de desempenho em relação ao silício de “geração mais antiga” fabricado pela Qualcomm. O novo chipset da empresa deve ser feito com base no núcleo Cortex-X1 e terá uma GPU com a arquitetura mRDNA 2, com um modem 5G Exynos produzido pela Samsung.


Primeiro SoC próprio lançado pela Microsoft vem equipado no Surface Pro X / Créditos: Divulgação Microsoft

 O rumor de um possível novo SoC feito para aparelhos Surface vem desde o ano passado, quando a Bloomberg afirmou que a empresa está focada em projetos internos de chips para servidores que funcionam com base em seu serviço em nuvem e modelos para seus notebooks Surface. Na época era falado que o projeto de desenvolvimento do design do chip estava nas mãos do chefe do negócio de nuvem Azure e não da equipe de linha Surface.

Nos últimos meses a Microsoft também vem roubandoengenheiros de processadores que trabalham em gigantes como a Intel, AMD, Nvidia e Qualcomm. Que serão os responsáveis por reduzir a dependência da gigante de Redmond de fornecedores terceiros, permitindo que ela também trabalhe focando em um hardware principal próprio, melhorando o desempenho e diminuindo os custos dos seus próprios dispositivos.

17/10/2021 às 11:01
Notícia

DJI Mavic 3 aparece em certificação e pode ter modelo custand...

Lançamento do drone é esperado para dia 5 de novembro em três kits diferentes

Continua após a publicidade

Vale lembrar que esse não será oficialmente o primeiro chipset feito pela Microsoft, em 2019 ela lançou o SoC Microsoft SQ1, que alimentou o Surface Pro X e foi desenvolvido em conjunto com a Qualcomm. Mas por algumas questões, principalmente por software, esse projeto não se destacou muito, algo que ela quer mudar agora.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PhoneArena, HotHardware
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.