Downgrade: como desinstalar o Windows 11 e voltar para o Windows 10
Créditos: Microsoft/Divulgação

Downgrade: como desinstalar o Windows 11 e voltar para o Windows 10

Você pode fazer isso se não gostou do Windows 11 agora, ou se ele apresentou algum problema

O Windows 11 foi lançado oficialmente pela Microsoft ainda no início do mês, no dia 5 de outubro, e provavelmente muitos dos leitores decidiram se atualizar para o novo sistema operacional. No entanto, algum podem não ter gostado tanto das novas interfaces, ou ficou preocupado com o anúncio de que CPUs da AMD podem perder performance no novo sistema operacional e querem retornar ao bom e velho Windows 10. Seja qual for o motivo, veja aqui um tutorial de duas formas práticas para voltar para a versão anterior do Windows

Como fazer?

Passo 1: A primeira coisa que você vai fazer é acessar as configurações do Windows no menu iniciar. Quando abrir as configurações, clique em Sistema e depois busque por Recuperação.


Imagem: Captura de Tela

Passo 2: Logo depois disso, você deve ver um botão Retornar, clique nele para continuar o processo. 


Imagem: Matheus Bigogno/Reprodução

Passo 3: Uma janela de recuperação vai se abrir perguntando o motivo para você voltar ao Windows 10, depois de selecionar uma opção, clique em Avançar


Imagem: Matheus Bigogno/Reprodução

Passo 4: Antes de prosseguir, o Windows vai abrir uma janela perguntando se você não quer buscar por atualizações do Windows 11 para corrigir possíveis problemas no sistema operacional. Clique em Não, obrigado.


Imagem: Matheus Bigogno/Reprodução

Continua após a publicidade

Passo 5: Agora sim você pode de fato fazer o downgrade para o Windows 10. Na janela que aparecer clique em Voltar para o Windows 10. A partir daí ele vai instalar a versão anterior do Windows normalmente. 


Imagem: Matheus Bigogno/Reprodução

Microsoft disponibiliza primeiro update para o Windows 11

O método descrito anteriormente é o mais prático, no entanto, se você excluiu a versão anterior do Windows no seu computador (talvez realizando uma limpeza de disco), você não poderá fazer dessa forma. Mas não se preocupe, você ainda pode reinstalar o Windows 10 da forma mais tradicional tranquilamente, e nem precisa formatar o PC para isso se não quiser. O único porém é que você precisa esperar pelo menos 10 dias desde a sua atualização do Windows 11 para fazer isso. 

Passo 1: Pesquise por download Windows 10 no google e abra a página oficial de download desse sistema operacional na Microsoft, ou acesse nesse link aqui. Então, role a página até achar o botão Baixar a ferramenta agora e clique-o. 


Imagem: Captura de Tela

Passo 2: Agora, você vai abrir o software de instalação e seguir os passos tradicionais para instalar o Windows 10. Você vai executá-lo como administrador e ele vai abrir e fazer "alguns preparativos". Depois disso, clique em Aceitar.


Imagem: Captura de tela

Passo 3: Espere a ferramenta fazer mais alguns preparativos. Depois, o software vai perguntar se você quer criar uma mídia de instalação (como um pendrive bootável) ou atualizar o PC atual. Selecione Atualizar esse computador agora, que é a forma mais prática de voltar para o Windows 10 sem perder os seu arquivos pessoais ou programas instalados. 


Imagem: Captura de tela

Continua após a publicidade

Agora a ferramenta de instalação vai baixar o Windows 10 e realizar a instalação. Fazendo isso, você vai passar pela configuração inicial do Windows 10, então reserve um pouco de tempo. 


Imagem: Captura de tela

Se você quiser realizar esse segundo método e ainda está com dúvidas, pode assistir ao vídeo em que ensinamos como instalar o Windows 10 antes mesmo de termos perspectiva da existência do Windows 11: 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Canaltech
User img

Diego Amorim

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.