Samsung possui pontos de coleta para o descarte de eletrônicos
Créditos: Divulgação/Samsung

Samsung possui pontos de coleta para o descarte de eletrônicos

Urnas ficam localizadas nas lojas e assistências técnicas autorizadas

Descartar corretamente os aparelhos eletrônicos é algo que pode parecer difícil. Em algumas cidades não há uma divulgação de como realizar o descarte, dos pontos de coletas e talvez nem mesmo tenha um lugar para jogar fora um celular velho que não vale nem o conserto. Se você mora na Grande Florianópolis (onde fica a sede do Mundo Conectado ), por exemplo, o caminho mais fácil para jogar fora é ir até uma rede de supermercado em Florianópolis, a sede da OAB, os centros integrados de atendimento ao cidadão (CIAC), agências do pró-cidadão ou os shoppings. 

15/10/2021 às 12:58
Notícia

Android 12 chega ao Galaxy S10 através da ROM LineageOS 19.0

Versão foi disponibilizada por desenvolvedor no fórum XDA na última terça-feira

Já se você mora em outro lugar do Brasil ou de Santa Catarina e precisa jogar fora um celular de 2012 ou um GameBoy Advance SP (adeus, amigo) pode se deslocar até uma loja da Samsung ou assistências técnicas autorizadas. Elas possuem urnas de coletas para itens de pequeno porte, como smartphones, tablets, acessórios, pilhas, baterias e outras peças menores. Ao depositar esses objetos na urna, o proprietário do aparelho deve preencher e assinar um termo, garantindo que está ciente e de acordo com o descarte ambientalmente correto pela Samsung, seguindo os requerimentos da legislação vigente. O termo pode ser obtido através do e-mail [email protected]samsung.com.

Atenção: outras assistências técnicas, não necessariamente da Samsung, também podem realizar coleta e descarte de lixo eletrônico. Você pode ligar para uma assistência próxima de você e conferir. Entretanto, fique atento ao parágrafo sobre cuidados com privacidade e segurança.

Produtos de médio e grande portes

Já os consumidores interessados em descartar produtos de médio e grande portes, como refrigeradores, máquinas de lavar, aparelhos de ar condicionado e televisores, devem entrar em contato pelo e-mail [email protected], informando sua localização e o tipo de produto que deseja descartar. A partir dessas informações, a Samsung define a forma mais apropriada para descarte do produto, podendo indicar o ponto de coleta mais próximo à casa do consumidor quando se tratar do recebimento de produtos de médio porte ou, no caso de produtos de grande porte, agendar a coleta do produto diretamente na casa do consumidor.

Privacidade e segurança

Antes de descartar qualquer aparelho tecnológico, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, o consumidor deve transferir seus dados para outro dispositivo e apagá-los completamente do aparelho. Em caso de celulares e smartphones, também é importante remover o chip da operadora e o cartão de memória. Essa prática é importante porque todos os dados armazenados nos aparelhos descartados serão destruídos no processo de reciclagem dos objetos. E claro, evitar que pessoas mal-intencionadas tentem roubar dados de celulares que seriam descartados.

Continua após a publicidade

Samsung explica seu processo de descarte

Para garantir a destinação adequada dos materiais descartados, a Samsung conta com prestadores de serviços qualificados e devidamente licenciados pelos órgãos ambientais competentes. É importante saber disso ao descartar um lixo eletrônico para evitar que o dispositivo seja tratado de maneira errada e acabe poluindo o solo ou rios.

Depois de retirados nos pontos de coleta, os dispositivos passam por um rígido processo de triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes, para que as matérias-primas sejam reinseridas na cadeia produtiva. A reciclagem de produtos eletrônicos permite o reaproveitamento de diversos materiais caros que são utilizados na fabricação.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.