Drones estão sendo usados em transporte de órgãos para transplante
Créditos: Divulgação Unither Bioelectronics

Drones estão sendo usados em transporte de órgãos para transplante

Foi necessário 18 meses de planejamento para o transporte do primeiro pulmão através de uma aeronave não tripulada

Os drones estão sendo uma revolução para diversas áreas, agora eles estão começando a ganhar força no transporte aéreo de órgãos para transplante. Diversos tipos de partes do corpo humano já foram transportados por essas aeronaves para serem transplantados, mas agora a Unither Bioelectronics faz história conseguindo transportar com sucesso um par de pulmões humanos.

14/10/2021 às 11:06
Notícia

Veja imagem de rio de lava do vulcão Cumbre Vieja capturada d...

O satélite Sentinel-2 capturou a erupção vulcânica ocorrida no domingo nas Ilhas Canárias

A empresa realizou esse voo conceito com o órgão sendo enviado do Toronto Western Hospital para o Toronto General Hospital, demorando apenas 6 minutos para chegar no destino. No local os pulmões foram recebidos pelo Dr. Shaf Keshavjee, cirurgião-chefe da Canada's University Health Network, que rapidamente usou eles em uma cirurgia com um engenheiro, que se tornou o primeiro paciente do mundo a receber novos pulmões através de drones.

Apesar desse translado parecer algo bastante fácil, principalmente porque atualmente drones já são usados para isso, pulmões são órgãos bastante sensíveis para serem transportados, por isso o feito realizado pela Unither Bioelectronics é um verdadeiro marco. A viagem em si demorou apenas alguns minutos, para ela ser realizada os pesquisadores demoraram cerca de 18 meses para criar tecnologias para criar condições de conseguir carregar os pulmões.

Para poder fazer o transporte foi necessário a criação de um contêiner especial, que fosse capaz de suportar vibrações, mudanças em voo na elevação e pressão barométrica, mas ainda sim ele tinha que ser leve para não ficar pesado demais para a aeronave. Após a construção do recipiente, a aeronave ainda recebeu um avançado sistema de GPS, para ajudar o drone a voar sem nenhum tipo de controle, e um paraquedas para caso algo dê errado.

“Este é um passo importante, tanto da perspectiva da aviação quanto da perspectiva da saúde. Espero que daqui a seis meses, daqui a um ano, eu consiga encontrar o paciente e vê-lo com boa saúde, curtindo a vida.”
- Afirmou Mikaël Cardinal, gestor do programa de transporte de órgãos na Unither Bioelectronics.


Créditos: Divulgação Unither Bioelectronics

Continua após a publicidade

14/10/2021 às 15:42
Notícia

B-21 Raider: conheça o novo avião bombardeiro norte-americano...

Força Aérea Americana construiu avião para substituir modelos antigos

Como apontado pelo portal ExtremeTech, é extremamente importante aproveitar cada minuto possível para levar um órgão que será transplantado, por causa disso diversas vezes o transporte terrestre é impraticável e, por causa das altas taxas de órgãos que somem durante viagens aéreas comerciais, é necessário ter novas soluções para isso. Por isso, esses testes de transportes via drones são tão importantes, podendo ser a diferença na hora de salvar a vida de algum paciente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Unither Bioelectronics, ExtremeTech
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.