IBM quer atravessar o Oceano Atlântico com navio autônomo
Créditos: IBM

IBM quer atravessar o Oceano Atlântico com navio autônomo

Será a segunda tentativa da IBM para tentar atravessar o Atlântico com o navio Mayflower

A IBM, empresa americana do setor de informática, busca realizar o feito de realizar a travessia do oceano atlântico com navio totalmente autônomo. O Mayflower, carrega o mesmo nome do barco que em 1620 levou os chamados Peregrinos do porto de Southampton, na Inglaterra, para os Estados Unidos. Esta será a segunda tentativa da IBM em realizar o trajeto, que levará cerca de um mês para ser concluído.

Conheça o Mayflower, com um tour experimental

Mayflower carrega nome homônimo de navio que em 1620 falhou duas vezes antes de cruzar o atlântico

Em julho de 2021, durante a primeira viagem do barco autônomo Mayflower, falhas mecânicas encontradas logo nos primeiros três dias de viagem impossibilitaram a conclusão da travessia.

Coincidentemente, em 1620, o barco que levava cerca de 102 viajantes, em sua maioria protestantes querendo fugir do controle da Igreja Anglicana, também apresentou problemas e precisou retornar ao porto. Na época, o navio precisou de três tentativas para conseguir realizar a viagem com sucesso. Dessa forma caso a IBM falhe novamente, estaremos de uma maneira irônica vendo a história se repetir mais uma vez.

24/08/2021 às 10:47
Notícia

Novo processador da IBM busca identificar fraudes antes que o...

O IBM Telum foi projetado para trazer uma nova proposta do uso de IA para serviços financeiros

A nova versão do barco, no entanto, foi redesenhada para não apresentar falhas durante a viagem. Com 15 metros de comprimento e um design de casco triplo, o barco utilizará uma combinação de três fontes de energia: solar, diesel e turbinas eólicas. A navegação ficará por conta do software "Captain", que utiliza IA desenvolvida pela IBM para tomada de decisões, e permite ao barco reagir ao ambiente oceânico sem a necessidade de intervenção humana. 

Continua após a publicidade

Em um comunicado oficial, a IBM afirma que a travessia é simbólica, mas o Mayflower possui objetivo importante a cumprir: “O Mayflower moderno reunirá dados importantes sobre o oceano com relação ao impacto das mudanças climáticas e da poluição para que os pesquisadores marinhos possam entender melhor e proteger nossos mares, tanto agora quanto para o futuro”. No site da IBM, você pode acessar um tour virtual, que leva o usuário a conhecer mais sobre o barco autônomo Mayflower.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Olhar Digital
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.