General Motors lança software para carros baseado em Linux
Créditos: Divulgação General Motors

General Motors lança software para carros baseado em Linux

Plataforma vai permitir uma série de automações nos carros da empresa

A General Motors, marca atrás de fabricantes como a Chevrolet, anunciou seu mais novo software, Ultifi, que é baseado no sistema Linux e será equipado nos carros de ponta a partir de 2023. Essa novidade promete trazer diversas possibilidades de novos recursos e atualização over-the-air mais rápidas, que aumentará com o tempo ainda mais a quantidade de serviços e aplicativos oferecidos pela empresa para seus veículos.

14/10/2021 às 09:51
Notícia

Computadores sem suporte ao Windows 11 estão recebendo atuali...

Primeira atualização após o lançamento do sistema foi disponibilizada no último dia 12

O novo software da empresa promete dar aos motoristas um controle ainda maior sobre os seus carros, podendo ter um acesso maior às funções dele, inclusive sobre os sensores. Graças a isso o piloto terá uma maior liberdade para realizar automações, como, por exemplo, definir que as portas traseiras automaticamente travem quando tiver uma criança no banco de trás.

A GM também aponta que o Ultifi dará acesso aos motoristas de serviços por assinatura, como o Super Cruise, que é o sistema de assistência avançada ao motorista, que conta com um viva-voz da empresa. O funcionamento do software funcionará através do VIP (Vehicle Intelligence Platform) da fabricante, que é um hardware construído para oferecer um grande poder de processamento de dados.


Créditos: Divulgação General Motors

Como apontado pelo TechCrunch, atualmente os carros da empresa que possuem essa plataforma de hardware já são capazes de realizar atualizações via OTA. Mas com a novidade esses updates devem se tornar cada vez mais rápidos, centralizando todas as tecnologias do veículo em um único programa.

A empresa ainda fala que o Ultifi será integrado junto ao Android Automotive, que vem equipado em alguns sistemas de infoentretenimento da GM, aumentando com isso a opção de recursos presentes no software. Outro ponto levantado pela fabricante é o fato da nova plataforma ser baseada em Linux, que permitirá “aos desenvolvedores terceiros autorização de acesso para inovar em nome de seus clientes.”

14/10/2021 às 11:06
Notícia

Veja imagem de rio de lava do vulcão Cumbre Vieja capturada d...

O satélite Sentinel-2 capturou a erupção vulcânica ocorrida no domingo nas Ilhas Canárias

Continua após a publicidade

Atualmente a General Motors ainda está desenvolvendo o Ultifi, que será lançado a partir de 2023 e deve chegar para alguns “veículos a combustão interna e elétricos” de ponta da empresa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: General Motors, TechCrunch
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.