Veja imagem de rio de lava do vulcão Cumbre Vieja capturada do espaço
Créditos: Divulgação/Copernicus Program

Veja imagem de rio de lava do vulcão Cumbre Vieja capturada do espaço

O satélite Sentinel-2 capturou a erupção vulcânica ocorrida no domingo nas Ilhas Canárias

O satélite espacial Sentinel-2, parte da missão de observação da Terra do Programa Copernicus, capturou imagens de rios de lava brotando da cratera do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, parte do arquipélago espanhol das Ilhas Canárias.

O vulcão Cumbre Vieja começou a entrar em erupção no dia 19 de setembro, e desde então, rios de lava têm saído do vulcão, obrigando a população local a evacuar a região. Desde o começo da situação, mais de 6 mil habitantes (de um total de 85 mil) tiveram que deixar La Palma.


Reprodução/TweakTown

A erupção iniciada em setembro marcou a primeira em um intervalo de 50 anos. Além disso, a região tem sofrido com abalos sísmicos. O último fim de semana foi marcado por terremotos de magnitude 3,8, enquanto a manhã desta quinta-feira (14) registrou um tremor de magnitude 4,5 — a maior até agora.

O satélite Sentinel-2 capturou imagens da erupção de domingo, acentuada após o colapso de uma parte de sua cratera cônica. A lava alcançou a temperatura de 2.264 graus Farenheit (1.240 graus Celsius). Para se ter noção, esse valor representa cerca de ? da temperatura da superfície do Sol.

Quanto aos estragos causados na cidade, os rios de lava quente saídos do vulcão Cumbre Vieja destruíram mais de 1.186 edifícios na área e cobriram quase dois quilômetros quadrados de terra.


Satélite Sentinel-2. Reprodução/TweakTown

14/10/2021 às 10:11
Notícia

William Shatner, o Capitão Kirk de Star Trek, é o homem mais ...

Ator de 90 anos foi ao espaço ontem em uma nave da Blue Origin

Continua após a publicidade

O Programa Copernicus, do qual o satélite Sentinel-2 faz parte, foi iniciado em 2014, com parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Comissão Europeia. As duas instituições estabeleceram orçamento para o Programa que cobriria os custos das operações entre 2014 e 2020. 

O orçamento definido para o programa foi de 4,3 bilhões de euros (27,4 bilhões de reais), e além da contribuição dos 27 Estados-Membros da União Europeia, o Programa Copernicus também aceitou a participação de países terceiros. 

Entre 2014 e 2020, esses contribuintes eram Noruega, Suíça e Islândia — que apesar de serem europeus, não fazem parte da União Europeia. Em 2021, apenas a Noruega continuou contribuindo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TweakTown
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.