Conexão de iPhone X é alterada de lightning para USB-C
Créditos: Andreas Haslinger no Unsplash

Conexão de iPhone X é alterada de lightning para USB-C

Engenheiro alterou a entrada que funciona para carregar e transferir arquivos

Um dos pontos que mais incomodam nos aparelhos da série iPhone é o fato dele vir com a entrada Lightning proprietária da Apple, mas isso é algo que deve ser mudado futuramente, principalmente com a pressão da União Europeia em tornar o USB-C universal. Mas enquanto isso não acontece, um estudante de engenharia robótica resolveu se adiantar e mudar a entrada do seu iPhone X, que surpreendentemente funciona normalmente com a entrada Tipo C.

12/10/2021 às 17:55
Notícia

Redução do ICMS em São Paulo para carros elétricos não deve l...

Segundo consultor, incentivo à eletromobilidade precisa de apoio nacional

Esse feito foi realizado pelo aluno de mestrado da Escola Politécnica Federal de Lausana, Ken Pillone, que publicou um vídeo no seu canal no Youtube mostrando seu smartphone funcionando normalmente com o conector trocado. Em uma publicação realizada por ele em seu blog, o estudante detalhou como ele mudou a entrada para o USB-C.

Segundo Pillone, ele realizou isso fazendo uma engenharia reversa no conector Lightning, para entender melhor o seu funcionamento e como poderia fazer essa mudança. Com isso, ele criou um protótipo de conector PCB que serviu para trocar a entrada do seu iPhone X para USB-C.

Para realizar essa engenharia reversa, Pillonel aproveitou o fato da Apple vender conectores Lightning com um circuito integrado (IC), conhecido como C94, para alguns parceiros que fazem cabos USB-C para Lightning. Aproveitando as peças desses cabos, ele removeu a porta normal do iPhone e soldou no lugar a nova entrada PCB.

Dessa forma facilmente ele conseguiu alterar a entrada, mas esse primeiro protótipo, apesar de já ser funcional, ainda ficava com parte do cabo e a porta USB-C fora do smartphone. O estudante teve que fazer uma "engenharia reversa total da placa C94" para conseguir fazer com que ela coubesse dentro do smartphone, fazendo com que a nova entrada pareça que é a original do aparelho.

12/10/2021 às 16:40
Notícia

Continue assistindo: YouTube lança recurso que integra PC, sm...

Função permite que vídeos iniciados pelos usuários no celular continuem no PC

Continua após a publicidade

Essa última parte ainda não foi detalhada por Pillonel de como ele realizou, mas em breve ele deve publicar outro vídeo falando disso. Com essas alterações ele conseguiu ter uma porta USB-C totalmente funcional no seu iPhone X, mas vale a pena lembrar que esse tipo de modificação não é recomendada para ser feita em casa, Ken Pillone é um engenheiro robótico e essa alteração acaba totalmente com qualquer tipo de garantia do modelo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Ken Pillone, Engadget
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.